Muitas pessoas querem estudar, trabalhar e até morar definitivamente no Reino Unido. Várias, inclusive, desejam obter a cidadania britânica. Saiba quem tem direito e como proceder!
A cidadania britânica é um direito concedido a algumas pessoas que não nasceram no Reino Unido, mas que cumprem os requisitos estabelecidos pelo país. Com isso, elas se tornam cidadãs britânicas.
Para ter direito, é preciso se encaixar em alguma das possibilidades de solicitação, que são: – Residência; – Nascimento; – Casamento.
Estrangeiros que morarem por pelo menos 5 anos no Reino Unido adquirem o direito de pedir a cidadania.
Quem nasceu até 31/12/1925 em países da União Europeia pode solicitar a cidadania britânica. Depois dessa data, a pessoa adquire a cidadania automaticamente somente se um dos pais possuir residência definitiva como cidadão europeu ou britânico.
Quem nascer fora do Reino Unido, mas um dos pais for cidadão britânico ou possuir residência permanente na União Europeia na data do nascimento, também tem direito à cidadania. Porém, isso só é válido para a primeira geração nascida no estrangeiro.
A outra hipótese é ser casado com uma pessoa cidadã do Reino Unido, comprovando que nos últimos 3 anos (ou 5 para casamentos após 09/07/2012) o casal morou na mesma residência.
Primeiro, confira se você se encaixa em alguma das modalidades mencionadas anteriormente e reúna os documentos necessários. Depois, preencha o formulário de inscrição no site do governo britânico e envie a documentação.
Em seguida, pague a taxa e faça sua biometria em um dos Centros de Solicitação de Visto e Cidadania do Reino Unido. Depois de aprovada, você receberá a Carta Convite de Cidadania e deve participar de uma cerimônia final.
Cada modalidade tem requisitos próprios. Porém, alguns gerais são: – Ter mais de 18 anos; – Não possuir antecedentes criminais; – Comprovar conhecimento avançado em inglês; – Ser aprovado no teste Life in the UK.
Life in the UK é um teste com 24 perguntas sobre as leis e a vida do Reino Unido. Uma dica para estudar é ler o livro Life in the United Kingdom: a Guide for New Residents.
Ter os documentos solicitados é fundamental para o processo, e muitos deles precisam ser acompanhados de tradução juramentada, como os documentos pessoais. Assim, esses documentos adquirem validade legal mesmo fora do Brasil.
Analise em qual modalidade de solicitação você se encaixa, reúna a documentação com calma e providencie as traduções juramentadas. No final de tudo, você terá realizado o seu sonho!
Conte com a One Translations para fazer a tradução juramentada dos seus documentos. Acesse nosso site e peça um orçamento online agora mesmo!