Como tirar cidadania alemã é um assunto cada vez mais abordado no Brasil. Afinal, a Alemanha é um dos melhores países do mundo para se morar e muitos querem emigrar para lá de forma permanente.
Saiba como se dá esse processo e por que você deve contratar uma empresa de tradução juramentada para te ajudar.
Como tirar a cidadania alemã?
Há uma série de processos relacionados a tirar a cidadania alemã estando no Brasil. O primeiro passo diz respeito à verificação de direito à cidadania, que deve ser feito na embaixada da Alemanha no Brasil.
Quem ainda não possui a documentação completa pode conferi-la no site do consulado e solicitar os documentos de seus antepassados.
É importante realizar o requerimento de certidões de nascimento, óbito e casamento no Cartório de Registro Civil em que o evento (nascimento, óbito ou casamento) ocorreu.
Documentos emitidos na Alemanha, por sua vez, devem ser requisitados diretamente com os Registros Civis Alemães, que contam com registros feitos a partir do ano 1890.
Em relação aos documentos de imigração, a embaixada alemã no Brasil conta com um site em que você pode tirar todas as suas dúvidas.
Quem tem direito?
A lei alemã de imigração passou por uma série de alterações em 2021, visando reparar erros históricos e considerados discriminatórios.
Hoje, filhos e netos de mulheres alemãs possuem o direito à cidadania. Da mesma forma, descendentes de perseguidos de guerra, como judeus, que tiveram que abandonar a Alemanha, também possuem direito à nacionalidade alemã.
Documentos para tirar a cidadania alemã
Há uma série de documentos necessários para conseguir a nacionalidade alemã. Seja cidadania alemã para descendentes, seja para pessoas em matrimônio com alguém nascido na Alemanha, é fundamental apresentar toda a documentação.
Alguns dos papéis que podem ser exigidos são:
- Carta explicativa sobre o motivo da solicitação da cidadania alemã (deve constar biografia com dados pessoais, cidades onde morou e estudou, o que o motivou a ir para a Alemanha etc.);
- Certificado de nível no mínimo B1 de alemão;
- Certificado do Einbürgerungstest;
- Comprovante de escolaridade;
- Comprovante de renda dos últimos 3 meses;
- Comprovante de residência;
- Currículo;
- Formulário preenchido e assinado;
- Foto atual 3×4;
- Passaporte atual válido;
- Visto atual no país.
Um ponto muito importante a ser considerado é a necessidade de realizar a tradução juramentada de todos os documentos ao entregá-los às autoridades alemãs, o que é obrigatório para que o processo seja validado na Alemanha.
Vale à pena solicitar a cidadania alemã?
Com certeza! Ainda que seja um processo burocrático, quem deseja viver na Alemanha encontra no processo de solicitação da nacionalidade alemã uma forma segura e legal de residir no país.
Essa segurança é muito importante principalmente para quem deseja encontrar um emprego na Alemanha. Além disso, quem possui a cidadania não precisa mais se preocupar com questões envolvendo o visto.
Conte com a One Translations para tirar a cidadania alemã
A One Translations é uma empresa de tradução juramentada que te ajuda no processo de conquistar a cidadania alemã para residência permanente no país.
Conheça os serviços de tradução juramentada realizados pelos profissionais da One Translations e veja como entregar seus documentos às autoridades alemãs com segurança e conforme todos os protocolos.