Como ter direito à cidadania alemã? Tire suas dúvidas

Cidadania alemã

Como tirar cidadania alemã é um assunto cada vez mais abordado no Brasil. Afinal, a Alemanha é um dos melhores países do mundo para se morar e muitos querem emigrar para lá de forma permanente.

Saiba como se dá esse processo e por que você deve contratar uma empresa de tradução juramentada para te ajudar.

Como tirar a cidadania alemã?

Há uma série de processos relacionados a tirar a cidadania alemã estando no Brasil. O primeiro passo diz respeito à verificação de direito à cidadania, que deve ser feito na embaixada da Alemanha no Brasil.

Quem ainda não possui a documentação completa pode conferi-la no site do consulado e solicitar os documentos de seus antepassados.

É importante realizar o requerimento de certidões de nascimento, óbito e casamento no Cartório de Registro Civil em que o evento (nascimento, óbito ou casamento) ocorreu.

Documentos emitidos na Alemanha, por sua vez, devem ser requisitados diretamente com os Registros Civis Alemães, que contam com registros feitos a partir do ano 1890.

Em relação aos documentos de imigração, a embaixada alemã no Brasil conta com um site em que você pode tirar todas as suas dúvidas.

Quem tem direito?

A lei alemã de imigração passou por uma série de alterações em 2021, visando reparar erros históricos e considerados discriminatórios.

Hoje, filhos e netos de mulheres alemãs possuem o direito à cidadania. Da mesma forma, descendentes de perseguidos de guerra, como judeus, que tiveram que abandonar a Alemanha, também possuem direito à nacionalidade alemã.

Documentos para tirar a cidadania alemã

Há uma série de documentos necessários para conseguir a nacionalidade alemã. Seja cidadania alemã para descendentes, seja para pessoas em matrimônio com alguém nascido na Alemanha, é fundamental apresentar toda a documentação.

Alguns dos papéis que podem ser exigidos são:

  • Carta explicativa sobre o motivo da solicitação da cidadania alemã (deve constar biografia com dados pessoais, cidades onde morou e estudou, o que o motivou a ir para a Alemanha etc.);
  • Certificado de nível no mínimo B1 de alemão;
  • Certificado do Einbürgerungstest;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de renda dos últimos 3 meses;
  • Comprovante de residência;
  • Currículo;
  • Formulário preenchido e assinado;
  • Foto atual 3×4;
  • Passaporte atual válido;
  • Visto atual no país.

Um ponto muito importante a ser considerado é a necessidade de realizar a tradução juramentada de todos os documentos ao entregá-los às autoridades alemãs, o que é obrigatório para que o processo seja validado na Alemanha.

Vale à pena solicitar a cidadania alemã?

Com certeza! Ainda que seja um processo burocrático, quem deseja viver na Alemanha encontra no processo de solicitação da nacionalidade alemã uma forma segura e legal de residir no país.

Essa segurança é muito importante principalmente para quem deseja encontrar um emprego na Alemanha. Além disso, quem possui a cidadania não precisa mais se preocupar com questões envolvendo o visto.

Conte com a One Translations para tirar a cidadania alemã

A One Translations é uma empresa de tradução juramentada que te ajuda no processo de conquistar a cidadania alemã para residência permanente no país.

Conheça os serviços de tradução juramentada realizados pelos profissionais da One Translations e veja como entregar seus documentos às autoridades alemãs com segurança e conforme todos os protocolos.

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022