Cidadania alemã: como conseguir e quais documentos são necessários

Cidadania alemã: como conseguir e quais documentos são necessários

A cidadania alemã é uma das mais cobiçadas do Brasil. Existem diversas regiões que possuem pessoas de origem alemã e que têm o sonho de morar no país europeu. Porém, para alcançar esse objetivo e conseguir o visto para residir lá, é preciso passar por um processo longo e complexo.

A boa notícia é que existem empresas especializadas no assunto que podem fazer a tradução juramentada de todos os documentos necessários para solicitar a cidadania alemã, como a One Translations.

Continue a leitura e veja o que preparamos para te ajudar a solicitar a cidadania alemã!

Como solicitar a cidadania alemã? 

Para solicitar a cidadania alemã, antes de mais nada, é preciso entrar em contato com as Instituições Consulares da Alemanha. Aqui no Brasil, elas estão situadas em diversas capitais, como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, por exemplo.

O requerente deve preencher um formulário completo sobre nacionalidade alemã. Caso mais de um integrante do núcleo familiar deseje fazer a solicitação, os formulários devem ser preenchidos em conjunto.

Se os requisitos forem preenchidos e os documentos forem enviados corretamente, o pedido é aceito. Assim, dentro de um período estipulado pelo consulado, a cidadania é conferida ao solicitante.

É necessário realizar tradução juramentada para solicitar a cidadania alemã?

Sim, a tradução juramentada é um dos procedimentos que devem ser feitos para que o requerente consiga a cidadania alemã. Todos os documentos em português devem ser traduzidos oficialmente para o alemão.

Para realizar esse trabalho, o profissional deve ser especializado em tradução juramentada de documentos para que possa atestar a validade legal e garantir que eles sejam aceitos pelo consulado. Caso o processo de tradução seja feito de forma negligente, a recusa da cidadania alemã é praticamente certa.

Quais são os documentos necessários para a cidadania alemã?

Para conseguir a cidadania alemã, é preciso reunir e enviar os seguintes documentos ao consulado:

  • Documentos de identificação (RG, CPF, passaporte e certidão de nascimento);
  • Certidão de casamento;
  • Registro de estrangeiro;
  • Matrícula consular;
  • Documentos de identificação do ascendente alemão;
  • Atestado de óbito do ascendente alemão;
  • Documento de emigração do ascendente alemão;
  • Certidão negativa de naturalização.

Quem tem direito à cidadania alemã? 

Para ter direito à cidadania alemã, é preciso cumprir pelo menos um dos requisitos do país, como morar a mais de 8 anos de forma legal na Alemanha. Essa é certamente a forma mais fácil de conseguir a cidadania.

Também é possível fazer a solicitação ao ser descendente de pessoas de nacionalidade alemã que fizeram a emigração depois do ano de 1913, ser casado com uma pessoa alemã há mais de 2 anos, ser adotado por alemães ou até mesmo ser descendente de pessoas que passaram por perseguições relacionadas ao regime nazista.

Para realizar a tradução juramentada dos documentos de cidadania alemã, conte com a One Translations, a melhor empresa dessa área do país. O seu sócio-diretor, Lucas Livingstone, atua no ramo há mais de uma década e possui um vasto conhecimento na área.

Além disso, todas as técnicas utilizadas pela One Translations são focadas na agilidade e na excelência dos processos, o que confere mais segurança e satisfação para os clientes.

Venha conhecer o serviço de tradução Juramentada

About The Author

A One Translations oferece uma gama de serviços com profissionais treinados em todos os idiomas. Somos a melhor empresa de tradução juramentada do mercado.