Aplicativos de tradução simultânea: por que não valem a pena?

Aplicativos de tradução simultânea

O uso de aplicativo de tradução simultânea pode trazer algumas vantagens a depender da situação, mas tome cuidado! Ele não é indicado para todas as ocasiões.

Entenda o que é a tradução simultânea, sua complexidade e por que não vale a pena utilizar aplicativos de tradução em determinados casos.

O que é tradução simultânea?

A tradução simultânea, como o próprio nome mostra, diz respeito a uma categoria de tradução capaz de traduzir a fala de um orador enquanto ele profere as palavras.

Ao mesmo tempo, o tradutor responsável repassa as informações já traduzidas aos ouvintes que não falam a mesma língua do orador.

Importante: as habilidades de um tradutor simultâneo são adquiridas ao longo de muito tempo de estudo e experiência. Assim, ele adquire conhecimentos acerca de idiomas e técnicas de comunicação.

Como é feita?

Os tradutores responsáveis ficam alocados em uma cabine com isolamento acústico, posicionada estrategicamente em um local que seja adequado para receber as informações e repassá-las já traduzidas.

Utilizando aparelhos específicos, os profissionais recebem a fala do orador, realizam a tradução oralmente e transmitem as informações já traduzidas para os ouvintes, os quais portam fones de ouvido específicos e podem escolher em qual idioma querem ouvir.

Portanto, para a realização da tradução simultânea, é preciso utilizar equipamentos específicos, como:

  • Cabine com isolamento acústico;
  • Aparelho de tradução simultânea;
  • Receptores de tradução sem fio;
  • Fones de ouvido.

Aplicativos de tradução simultânea

Aplicativos de tradução são comuns, como é o caso do Google Tradutor, muito utilizado por trazer vantagens como uso gratuito, agilidade e fácil acesso.

Porém, é preciso salientar o quanto a utilização de um aplicativo de tradução simultânea não é recomendável em determinadas situações.

Em conversas entre pessoas que falam diferentes línguas, esse tipo de aplicativo é ótimo e realmente facilita o entendimento e a comunicação.  

Por outro lado, há eventos formais, apresentações importantes, palestras e reuniões de grandes proporções em que um aplicativo de tradução não consegue fornecer a qualidade e clareza necessárias, ocasionando falhas que podem ser bastante comprometedoras.

Por que não valem a pena?

As desvantagens de utilizar um aplicativo de tradução simultânea são várias em comparação ao trabalho realizado por um profissional no assunto. Algumas das principais são:

  • Prejuízos de conteúdo: a tradução realizada por aplicativos pode confundir os ouvintes ao emitir informações incorretas ou fora de ordem;
  • Falta de contexto: o aplicativo não é capaz de considerar o contexto em que o evento está acontecendo, resultando em uma tradução mais pobre do que a feita por um profissional;
  • Palavras que não exprimem a intenção: a tradução automática costuma utilizar palavras mais simplistas, que podem não exprimir detalhes e nuances muito relevantes da fala original.

Importante: a substituição por palavras genéricas pode desviar o sentido da mensagem, trazendo problemas significativos – principalmente em uma reunião ou encontro entre lideranças.

Esqueça o aplicativo de tradução simultânea e conheça a One Translations

O aplicativo de tradução simultânea pode ser uma escolha barata, mas que, na prática, sai muito cara. Por isso, é extremamente recomendável investir na contratação de um profissional de tradução simultânea.

A One Translations é uma agência de tradução especializada em tradução simultânea e aloca os melhores profissionais, assim como todos os equipamentos necessários, para que os ouvintes recebam informações corretas e de forma fidedigna.

Conheça a One Translations aqui pelo site e preencha o formulário para receber mais informações.

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022