Como tirar o visto EB-3

Como tirar o visto EB-3

O visto EB-3 é popularmente conhecido como o green card para trabalhar nos Estados Unidos – ou o visto americano de trabalho.

Ele costuma gerar muitas dúvidas nos estrangeiros, principalmente por conta de mudanças geopolíticas que podem fomentar alterações nos procedimentos para entrar legalmente no país.

Veja como tirar o visto EB-3 e onde encontrar uma empresa de tradução juramentada para auxiliar nesse processo.

O que é o visto EB-3?

O visto EB-3 é solicitado por pessoas que desejam trabalhar nos Estados Unidos.

A sigla EB significa “employment based”, e esse documento pode ser solicitado por profissionais dos mais diversos níveis e segmentos, muito ou pouco qualificados, possibilitando a moradia nos EUA.

Em todos os casos, o candidato precisa estar alinhado a todos os requisitos, além de passar por um processo bastante minucioso de seleção no Departamento de Trabalho Americano. A empresa que está contratando o profissional também deve se enquadrar nas normas do governo.

Quem pode obter o visto EB-3 e suas categorias

Muitas vezes, há uma lista de espera para a aprovação, justamente por se tratar de um visto que pode ser solicitado por diferentes tipos de profissionais.

As três categorias de pessoas que podem solicitar o visto EB-3 são:

  • Profissionais: essa categoria exige do colaborador um grau de bacharelado;
  • Trabalhadores qualificados: para o cargo, é preciso ter pelo menos 2 anos de experiência profissional. Também é necessário passar pelo Processo de Certificação de Trabalho, em que a empresa empregadora atesta que não há trabalhadores disponíveis nos EUA para ocupar o cargo;
  • Trabalhadores não qualificados (ou “outros”): a última categoria possibilita aos profissionais com menos de 2 anos de experiência serem contratados, contanto que o trabalho anterior não tenha sido temporário ou sazonal.

Como obter o visto EB-3?

Atualmente, o visto EB-3 é considerado um dos mais fáceis de tirar por brasileiros, mas é preciso entrar em uma fila de espera que pode durar até 2 anos até o final do processo.

Basicamente, você precisa ter dois documentos em mãos para conseguir o visto:

  • Certificação de Trabalho Estrangeiro (ETA 9089);
  • Formulário I-140, que precisa ser emitido pela empresa empregadora.

Outras regras que devem ser cumpridas para solicitar o visto EB-3 são:

  • Vaga de trabalho efetiva (não temporária);
  • Preparação física suficiente para atuar no cargo;
  • Nível de inglês adequado para o trabalho;
  • Não possuir ficha criminal;
  • Não ter problemas migratórios.

A necessidade de fazer a tradução juramentada de documentos para o visto EB-3

É muito importante ressaltar que os documentos a serem entregues durante a solicitação para tirar o visto EB-3 precisam passar pela tradução juramentada.

A tradução juramentada, que só pode ser feita por profissionais concursados e registrados na Junta Comercial, é o que garante a uma tradução a mesma validade legal do documento original.

Ou seja, para que seus documentos sejam aceitos pelas autoridades americanas, não basta realizar a tradução; é preciso que essa tradução seja juramentada.

A One Translations é uma empresa especializada em tradução juramentada. 

É altamente recomendável contar com o trabalho de uma equipe de especialistas para assegurar a qualidade dos materiais traduzidos que serão entregues.

Então, veja como contratar a One Translations para realizar a tradução juramentada de todos os seus documentos aqui pelo site. 

Venha conhecer o serviço de tradução Juramentada

About The Author

A One Translations oferece uma gama de serviços com profissionais treinados em todos os idiomas. Somos a melhor empresa de tradução juramentada do mercado.