Como conseguir cidadania italiana

Como conseguir cidadania italiana

O Brasil está repleto de pessoas que desejam saber como conseguir cidadania italiana. A ancestralidade é o que permite muita gente conseguir esse documento, mas é preciso seguir alguns passos.

Veja como conseguir cidadania italiana e quais documentos precisam passar pela tradução juramentada.

Quem pode tirar a cidadania italiana?

Há duas formas principais de conseguir a cidadania italiana: por Juris (ou Jus) Sanguinis e pelo casamento. Confira os detalhes de cada uma dessas possibilidades:

Juris (Jus) Sanguinis

Nesse caso, a cidadania italiana é concedida a partir do “direito de sangue”, isto é, pessoas que são descendentes de italianos podem entrar com a solicitação para adquirir a cidadania.

Atenção: a cidadania italiana é um direito passado de geração para geração para todos os descendentes de italianos sem que haja um limite geracional.

Pelo casamento

A princípio, há duas formas pelas quais um brasileiro pode conseguir a cidadania italiana pelo casamento:

Cidadania automática: formato antigo, que se aplica a mulheres que se casaram com italianos até 1983.

Naturalização pelo casamento: para casamentos após 1983, em que mulheres e homens brasileiros que oficializaram um compromisso de matrimônio com italianos devem entrar com um processo de naturalização. Para isso, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de antecedentes criminais fornecido pela Polícia Federal;
  • Certidão de casamento italiana;
  • Certidão de nascimento original em inteiro teor.

Formas de conseguir cidadania italiana

Cidadania italiana via administrativo

Trata-se da forma mais comum e econômica, mas também a mais demorada. Durante o processo, será preciso requerer reconhecimento nos consulados italianos, preencher documentos e pagar taxas.

Cidadania italiana via comune

O processo via comune é feito na Itália e é bem mais rápido, mas é preciso atender a uma série de requisitos, como conseguir uma residência no país e se manter lá até a aprovação – o que pode levar até um ano.

Cidadania italiana via ação judicial

Para conseguir a cidadania italiana pela via judicial, é preciso dar entrada no processo via administrativo e receber um comprovante de que está na fila.

Em seguida, com a ajuda de um advogado, é necessário entrar com um processo de reconhecimento no Tribunal de Roma. Essa opção não exige se deslocar até a Itália, apenas reunir todos os documentos e enviar ao advogado responsável pelo caso.

Quais são os documentos necessários para tirar cidadania italiana?

Independentemente da forma pela qual o solicitante busca descobrir como conseguir cidadania italiana, é preciso apresentar uma série de documentos, que precisam passar pela tradução juramentada. São eles:

  • Certidão italiana de nascimento do antepassado;
  • Certidões brasileiras de toda a linha de descendência que liga o solicitante da cidadania ao ascendente italiano;
  • Certidões de óbito do antepassado italiano;
  • Certificado de casamento de toda a linha de descendência;
  • Certidão Negativa de Naturalização do antepassado italiano.

Como conseguir cidadania italiana? Realize tradução juramentada e apostilamento das certidões

Como vimos, se você quer saber como conseguir cidadania italiana, o primeiro passo é reunir a documentação necessária – e todos os documentos precisam passar pelo processo de tradução juramentada.

Para que seus documentos sejam aceitos pelas autoridades italianas, é fundamental que uma empresa de tradução juramentada fique responsável pelo seu caso. Para isso, você pode contar com a One Translations.

A One Translations é uma empresa especializada em traduções e dispõe de tradutores juramentados aptos a te ajudar a conseguir cidadania italiana ao entregar todas as traduções com qualidade e dentro do prazo estabelecido.

Aqui pelo site, você pode entrar em contato para saber como fazer a tradução juramentada dos seus documentos e conseguir cidadania italiana.

Confira também: Cidadania italiana tradução juramentada

Venha conhecer o serviço de tradução Juramentada

About The Author

A One Translations oferece uma gama de serviços com profissionais treinados em todos os idiomas. Somos a melhor empresa de tradução juramentada do mercado.