Tire suas dúvidas sobre o documento de identidade RNE

Tire suas dúvidas sobre o documento de identidade RNE

O documento de identidade RNE diz respeito ao Registro Nacional de Estrangeiros, um número que precisa estar na Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE).

Tire suas dúvidas sobre esse documento, veja o que é preciso para solicitá-lo e de que forma fazer a tradução juramentada da documentação que será entregue durante o processo.

O que é o documento RNE?

Basicamente, o RNE é um documento utilizado para ajudar na identificação de estrangeiros que moram no Brasil.

Além disso, o RNE também atesta que o estrangeiro que está no Brasil cumpriu todos os requisitos legais e está em consonância com a legislação brasileira.

Ao consultar o RNE, as autoridades podem consultar o visto e o período de residência do estrangeiro no Brasil. Trata-se de um documento obrigatório tanto para pessoas que estão em residência permanente quanto para refugiados.

Para que serve e quem possui?

Esse documento serve para que o estrangeiro possa viver de forma legal no Brasil e ter direitos como qualquer outro cidadão, incluindo direitos de trabalho, saúde, moradia, etc.

Todo morador estrangeiro é obrigado a emitir esse documento dentro de um período de 30 dias após aterrissar no Brasil.

Para tirar o documento, o estrangeiro deve se dirigir à Polícia Federal, fazer um registo e dar entrada na documentação. 

Quem possui o RNE?

Possui Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) todo indivíduo nascido em outra nacionalidade e que vive aqui no Brasil, independentemente da razão envolvida, seja por motivos de trabalho, refúgio, busca por melhores condições de vida ou asilo político.

O que é necessário para tirar o RNE?

Para iniciar o processo de solicitação do RNE, é preciso entrar no site da Polícia Federal, mais especificamente na página do departamento de regularização para estrangeiros, e preencher um formulário eletrônico, que deve ser salvo e impresso.

Em seguida, é preciso agendar uma data no site da Polícia Federal, selecionando o posto mais próximo para fazer a entrega da documentação, e solicitar a emissão do RNE.

Lembrando que é necessário fazer o pagamento de uma taxa e guardar o comprovante. Também é preciso informar o código de solicitação presente no cabeçalho do formulário que foi preenchido.

No mais, a documentação necessária para emitir o RNE consiste em:

  • Apresentar um documento de viagem válido ou a carteira de identidade (nos casos de países do Mercosul) que seja original, juntamente com as fotocópias das páginas utilizadas do passaporte.
  • Entregar duas fotos 3×4 que sejam recentes, coloridas e com fundo branco.
  • Mostrar o recibo original do pagamento da taxa. Essa taxa pode ser quitada em agências bancárias, dos Correios ou em casas lotéricas.
  • Apresentar o visto consular e o formulário original do pedido de visto. Se a permanência for concedida já no Brasil, é preciso apresentar cópia do Diário Oficial da União com a publicação do deferimento de permanência.

Importante: os documentos do estrangeiro devem ser entregues acompanhados da tradução juramentada. Tal tradução é fundamental para atestar a validade legal dos documentos perante as autoridades brasileiras. Veja como fazer esse tipo de tradução pela internet:

Saiba mais sobre o serviço de tradução juramentada para o documento de identidade RNE

A tradução juramentada é parte crucial do processo de solicitação do documento de identidade RNE – e nós, da One Translations, somos uma empresa especializada nesse tipo de tradução.

Pela internet, ajudamos nossos clientes a emitir o documento de identidade RNE de forma segura e correta. Caso queira saber mais sobre nossos serviços de tradução juramentada, basta navegar aqui pelo site e entrar em contato com um de nossos especialistas.

Venha conhecer o serviço de tradução Juramentada

About The Author

A One Translations oferece uma gama de serviços com profissionais treinados em todos os idiomas. Somos a melhor empresa de tradução juramentada do mercado.