Tire suas dúvidas sobre o documento de identidade RNE

pessoa com um celular no ouvido tirando informações relacionadas ao documento RNE

O documento de identidade RNE diz respeito ao Registro Nacional de Estrangeiros, um número que precisa estar na Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE).

Tire suas dúvidas sobre o que é RNE, veja o que é preciso para solicitá-lo e de que forma fazer a tradução juramentada da documentação que será entregue durante o processo.

O que é o documento RNE?

Documento que atesta a identidade de indivíduos estrangeiros com residência temporária ou permanente no Brasil.

Além disso, o RNE também atesta que o estrangeiro que está no Brasil cumpriu todos os requisitos legais e está em consonância com a legislação brasileira.

Ao consultar o RNE, as autoridades podem consultar o visto e o período de residência do estrangeiro no Brasil. Trata-se de um documento obrigatório tanto para pessoas que estão em residência permanente quanto para refugiados.

Para que serve o RNE?

Esse documento serve para que o estrangeiro possa viver de forma legal no Brasil e ter direitos como qualquer outro cidadão, incluindo direitos de trabalho, saúde, moradia, etc.

Todo morador estrangeiro é obrigado a emitir esse documento dentro de um período de 30 dias após aterrissar no Brasil.

Para tirar o documento, o estrangeiro deve se dirigir à Polícia Federal, fazer um registo e dar entrada na documentação. 

Quem possui o RNE?

Possui Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) todo indivíduo nascido em outra nacionalidade e que vive aqui no Brasil, independentemente da razão envolvida, seja por motivos de trabalho, refúgio, busca por melhores condições de vida ou asilo político.

O que é necessário para tirar o RNE?

Para iniciar o processo de solicitação do RNE, é preciso entrar no site da Polícia Federal, mais especificamente na página do departamento de regularização para estrangeiros, e preencher um formulário eletrônico, que deve ser salvo e impresso.

Em seguida, é preciso agendar uma data no site da Polícia Federal, selecionando o posto mais próximo para fazer a entrega da documentação, e solicitar a emissão do RNE.

Lembrando que é necessário fazer o pagamento de uma taxa e guardar o comprovante. Também é preciso informar o código de solicitação presente no cabeçalho do formulário que foi preenchido.

No mais, a documentação necessária para emitir o RNE consiste em:

  • Apresentar um documento de viagem válido ou a carteira de identidade (nos casos de países do Mercosul) que seja original, juntamente com as fotocópias das páginas utilizadas do passaporte.
  • Entregar duas fotos 3×4 que sejam recentes, coloridas e com fundo branco.
  • Mostrar o recibo original do pagamento da taxa. Essa taxa pode ser quitada em agências bancárias, dos Correios ou em casas lotéricas.
  • Apresentar o visto consular e o formulário original do pedido de visto. Se a permanência for concedida já no Brasil, é preciso apresentar cópia do Diário Oficial da União com a publicação do deferimento de permanência.

Como saber meu RNE?

Para verificar o seu RNE, é necessário ter concluído o processo de emissão e estar com o documento em mãos.

Além disso, o RNE pode ser consultado no Arquivo Nacional, que mantém um registro de todos os estrangeiros que entraram no Brasil. Para acessar essa informação, basta visitar o site do Arquivo Nacional em www.arquivonacional.gov.br.

Todo estrangeiro no Brasil precisa de RNE?

Sim, mas é importante esclarecer que o RNE é obrigatório apenas para estrangeiros que desejam residir no Brasil, e não para turistas que estejam no país a passeio.

Portanto, se você está apenas visitando o Brasil, não é necessário obter o RNE. No entanto, se a sua intenção é residir no país, é necessário seguir as etapas de emissão do RNE junto à Polícia Federal.

Qual é a diferença entre RNE e CRNM?

Muitas pessoas podem se confundir com as siglas RNE e CRNM, que, na verdade, referem-se ao mesmo documento. O RNE, sigla antiga, foi substituído pelo CRNM, que significa Carteira de Registro Nacional Migratório.

Portanto, não há diferença entre eles, apenas uma mudança de nomenclatura. É importante ressaltar que o CRNM é um documento essencial para estrangeiros que desejam residir no Brasil de forma regular.

Por que o RNE é importante?

O Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), também conhecido como Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), é de extrema importância para estrangeiros que desejam residir legalmente no Brasil.

Esse documento é fundamental para comprovar a situação migratória do indivíduo no país, e sua ausência pode resultar em ilegalidade e, até mesmo, deportação.

Além disso, o RNE/CRNM é utilizado como um documento de identificação oficial, sendo solicitado em diversas situações, como para abrir contas bancárias, realizar viagens nacionais e internacionais, obter documentos públicos, entre outras.

Portanto, é muito importante que estrangeiros que desejam estabelecer residência no Brasil obtenham o RNE/CRNM para garantir a regularidade de sua situação no país e ter acesso aos serviços e benefícios a que têm direito.

Importante: os documentos do estrangeiro devem ser entregues acompanhados da tradução juramentada. Tal tradução é fundamental para atestar a validade legal dos documentos perante as autoridades brasileiras. Veja como fazer esse tipo de tradução pela internet:

Saiba mais sobre o serviço de tradução juramentada para o documento de identidade RNE

A tradução juramentada é parte crucial do processo de solicitação do documento de identidade RNE – e nós, da One Translations, somos uma empresa especializada nesse tipo de tradução.

Pela internet, ajudamos nossos clientes a emitir o documento de identidade RNE de forma segura e correta. Caso queira saber mais sobre nossos serviços de tradução juramentada, basta navegar aqui pelo site e entrar em contato com um de nossos especialistas.

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022