Tradução simultânea: utilizar um aplicativo é a melhor opção?

aplicativo tradução simultânea

Com a globalização, cada vez mais os eventos envolvendo pessoas de diferentes nacionalidades podem ser vistos.

Com isso, o mercado de traduções segue aquecido, assim como novos aplicativos de tradução simultânea têm surgido para suprir as demandas.

A dúvida que fica é: entre a contratação de uma agência de traduções e a utilização de um aplicativo de tradução simultânea, qual é a melhor opção?

Saiba mais sobre o assunto neste artigo e entenda o que é melhor para o seu evento. 

O que é tradução simultânea?

A tradução ou interpretação simultânea é um serviço capaz de romper as barreiras de comunicação entre pessoas que falam línguas distintas.

Assim, durante a sua execução, a fala de um orador ou palestrante é traduzida de forma simultânea e transmitida aos ouvintes em seus devidos idiomas, podendo ser feita em eventos presenciais ou on-line.

O que fazem os aplicativos de tradução simultânea?

Os aplicativos de tradução simultânea são tecnologias criadas para facilitar a vida de quem precisa compreender uma fala em outro idioma. O software é capaz de automatizar etapas e diminuir a carga de trabalho.

Entretanto, esses aplicativos não conseguem identificar determinadas minuciosidades na fala de um orador. Afinal, a linguagem é complexa e as máquinas ainda não podem interpretar as palavras da mesma forma que os humanos.

Sendo assim, vale ressaltar que a tradução simultânea é muito mais complexa do que uma tradução escrita e apresenta requisitos específicos.

Quais são as vantagens e desvantagens?

O uso de aplicativos de tradução simultânea apresenta vantagens e desvantagens, sendo fundamental se atentar às necessidades de cada caso específico.

Pessoas que buscam economizar tendem a investir na utilização de aplicativos, mas é preciso salientar que esses softwares podem prejudicar a qualidade e a eficiência da tradução.

Ou seja, para um evento grande e/ou de bastante importância, o uso de aplicativos não é vantajoso ou recomendável.

Os aplicativos de tradução também não possuem o que chamamos de inteligência emocional, sendo incapazes de compreender ironias, piadas ou frases de duplo sentido.

Por que contratar uma empresa de tradução?

Contratar uma empresa de tradução simultânea é extremamente recomendável para eventos sérios, envolvendo pessoas de diferentes nacionalidades.

Muito mais do que fazer uma tradução literal, o intérprete possui vivência e conhecimentos profundos em relação ao idioma trabalhado.

Nesse sentido, expressões culturais, coloquiais e gírias proferidas pelo orador são realmente compreendidas pelo tradutor profissional, que, por sua vez, é capaz de enriquecer ainda mais a experiência dos ouvintes.

Os aplicativos de tradução podem melhorar a precisão das traduções, mas as sutilezas e expressões são mais complexas. Por isso, eles não são indicados, sendo a melhor opção a contratação de uma agência especializada.

Aplicativos de tradução simultânea valem a pena?

Depende. O mais recomendável é investir em uma agência de tradução simultânea, como é o caso da One Translations. De acordo com o evento, ter o trabalho de um profissional no assunto é fundamental para que todos os participantes possam desfrutar das informações com qualidade.

A One Translations trabalha com intérpretes especializados em tradução simultânea e com diversas opções de idiomas: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, chinês (mandarim), entre outros.

Se você precisa de tradução simultânea para um evento, entre em contato aqui pelo site ou pelo WhatsApp para que possamos te ajudar!

Acesse: tradução em japonês | empresa de tradução | site para traduzir artigos

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022