Como funciona a tradução simultânea online?

Tradução simultânea online

Você já ouviu falar em tradução simultânea online? Ela é muito usada nos mais variados eventos, desde palestras e congressos digitais até reuniões de negócios e webinars – mas como funciona esse serviço?

Para saber mais, confira as informações que reunimos para você neste artigo e entenda os principais pontos da tradução simultânea online.

Tradução simultânea 

Também conhecida como interpretação simultânea, a tradução simultânea é um serviço destinado a traduzir a fala de uma pessoa em um evento quando os demais participantes não falam o mesmo idioma.

Esse tipo de serviço costuma acontecer da seguinte maneira: um tradutor profissional é contratado por meio de uma empresa de tradução e ele fica alocado em uma cabine equipada com fones de ouvido, microfone, isolamento acústico e demais características necessárias.

A partir disso, o profissional ouve a pessoa que está falando e, simultaneamente, faz a tradução para os ouvintes, que costumam receber fones de ouvido para acompanhar.

Como funciona a tradução simultânea online? 

Na tradução simultânea online, o processo funciona do mesmo jeito, apenas com a adaptação para o ambiente digital. Dessa forma, o tradutor entra na reunião ou no evento juntamente com os participantes e tem ferramentas digitais ao seu dispor para ouvir o áudio no idioma original e traduzi-lo para o idioma ideal.

Por ser online, não há necessidade de cabine, apenas fone de ouvido, microfone, computador, boa internet e ferramentas da própria plataforma em que o evento for realizado.

Sendo assim, não é possível utilizar qualquer plataforma de videochamada, pois o ambiente virtual precisa viabilizar o trabalho do tradutor e oferecer as ferramentas necessárias.

Formas de adotar a tradução simultânea em eventos online

Para que a tradução seja profissional e tenha a fluência e qualidade necessárias a fim de que o evento online ocorra adequadamente, sem falhas ou erros de comunicação, o ideal é o uso da ferramenta Zoom, que é de fácil acesso e tem as opções de que o tradutor necessita para fazer seu trabalho.

Com o Zoom na versão empresarial, educacional ou comercial, ou por meio do plano de complemento de webinar, a organização do evento consegue cadastrar um usuário para entrar no evento na qualidade de tradutor simultâneo.

Quando o profissional entrar e o evento iniciar, ele ouvirá a voz original da pessoa que está se pronunciando e poderá traduzir para os ouvintes. Para isso, o Zoom disponibiliza um botão de seleção de idioma a fim de que os ouvintes escolham a língua da tradução e recebam apenas o áudio da voz do profissional tradutor que estará falando em tempo real.

Também há a possibilidade de ouvir, ao mesmo tempo, a voz original da pessoa que está falando, porém em um volume mais baixo, para dar destaque ao áudio do tradutor.

Além disso, o Zoom permite que vários tradutores trabalhem ao mesmo tempo, bastando que cada participante selecione o idioma da tradução que deseja ouvir.

Se deseja conhecer o passo a passo para utilizar essa ferramenta, confira este outro conteúdo que trata mais detalhadamente sobre o assunto.

Em resumo, a tradução simultânea online pode ser vista como um serviço mais simples e econômico do que na forma presencial, já que o profissional necessita de uma infraestrutura menor. A boa notícia é que a qualidade não é prejudicada, sendo uma ótima opção para permitir a quebra de barreiras de idiomas e a realização de eventos com ampla diversidade étnica.

Navegue em nosso site para encontrar todos os serviços que a One Translations oferece. Conte com essa empresa que tem mais de 15 anos de experiência em tradução e é a melhor do setor!

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022