Saiba o que é a convalidação de diploma

o que é convalidação de diploma

A convalidação de diploma diz respeito a um procedimento necessário para tornar um diploma estrangeiro válido no Brasil.

Por meio da convalidação de diploma, é possível autenticar e conferir legitimidade a diplomas que foram emitidos em outros países, sejam de graduação ou de pós-graduação.

Entenda o que é convalidação de diploma e como é feita e por que demanda o serviço de tradução juramentada.

O que é convalidação de diploma

A convalidação de diploma é um processo obrigatório para quem se graduou (ou pós-graduou) em uma instituição de ensino estrangeira.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, todos os diplomas de graduação e pós-graduação emitidos no exterior devem ser convalidados (ou revalidados) por uma universidade pública do Brasil.

Para isso, o solicitante deve escolher uma universidade pública brasileira que ofereça o mesmo curso no qual se formou e no mesmo nível.

O processo pode ser bastante burocrático, podendo demorar de 60 a 180 dias, dependendo do tipo de tramitação, e taxas administrativas costumam ser cobradas.

Importante: o Brasil não conta com nenhum tipo de acordo com outros países acerca da convalidação de diploma, por isso as regras e burocracias existentes são as mesmas para todos os diplomas, independentemente do país de emissão.

Convalidação de estudos

Talvez você se depare com o termo “convalidação de estudos”. Saiba que se refere à convalidação de diplomas.

Em ambos os casos, o objetivo é validar diplomas no Brasil, ou seja, para conseguir um emprego aqui, na área em que se formou, não basta concluir um curso nos Estados Unidos, por exemplo, é preciso validar/convalidar o diploma.

O processo demanda algumas etapas, como emitir e solicitar a tradução juramentada de todos os documentos exigidos.

Aqui, no Brasil, uma universidade pública ficará responsável por se certificar de que seu diploma é válido, liberando a aprovação da convalidação.

Como validar diploma no Brasil

Para fazer a convalidação de diploma no Brasil, é preciso passar pelo processo de Apostilamento de Haia.

Basicamente, a Apostila Haia é uma forma de reconhecer a autenticidade de um documento, para que seja aceito em todos os países que fazem parte da Convenção de Haia.

É fundamental alinhar com a universidade pública que você selecionou, para fazer a validação dos documentos que precisam ser entregues juntamente ao diploma.

As exigências podem variar bastante de instituição para instituição, mas, em todo caso, será preciso realizar a tradução juramentada desses documentos.

A tradução juramentada é um procedimento pelo qual um tradutor público realiza a tradução de documentos, como diplomas, históricos escolares e currículos, de forma a atestar a validade legal do material traduzido, a fim de que seja aceito pelas autoridades, ainda que não seja um documento original.

Convalidação de diploma: conte com uma empresa de tradução especializada

Para realizar a convalidação de diploma, é preciso contar com uma empresa de tradução juramentada que também seja especializada em Apostilamento de Haia, como é o caso da One Translations, que faz a tradução de documentos estrangeiros para o português brasileiro, assim como o processo de Apostilamento de Haia, de acordo com todas as diretrizes.

Entre em contato aqui pelo site e faça um orçamento sem compromisso.

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022