Muitas empresas consolidadas no mercado preferem estagnar e não expandir o seu negócio. Outras já preferem optar pela internacionalização da marca, ou seja, atuar no mercado estrangeiro.
Para os empresários que desejam saber mais dicas para internacionalizar uma empresa e entender a sua importância, trazemos todas essas informações ao longo do artigo. Confira!
O que é internacionalização de empresas?
A internacionalização de uma marca ou empresa significa que ela quer expandir seu negócio, atuando no mercado exterior. Esse processo se dá por meio de diversas formas, como vendendo um produto, abrindo uma filial em outro país e até realizando os seus serviços.
Grandes empresas não são sinônimo de internacionalização, visto que pequenas e médias também planejam dar esse grande passo quando enxergam a oportunidade de investir em outro país.
Por que internacionalizar a empresa?
A internacionalização da marca pode ser um grande divisor de águas e fazer com que a empresa passe de média para grande porte. Claro que todas as possibilidades devem ser consideradas antes da tomada de qualquer decisão.
Levar sua empresa ou marca para fora do país é diminuir os riscos, apostando em um único lugar. Imagine que seu produto é para época de frio. Assim, investir em um país com as estações diferentes do Brasil é uma grande oportunidade para crescer e ter menos riscos.
Além disso, existem outras vantagens na internacionalização:
- Diminuir os tributos: o Brasil possui acordos comerciais com alguns países, e isso aumenta a possibilidade de melhores investimentos internos na empresa.
- Ser referência global: com a expansão, sua empresa passará a utilizar padrões internacionais, o que dará mais credibilidade com os consumidores nacionais e mais valor no mercado.
- Estar sempre em inovação: empresas globais são mais propensas a inovações do que as que não investem no mercado internacional.
Passos para internacionalizar a sua empresa
Agora que você conheceu a importância da internacionalização, é importante ter em mente que o processo deve ser minucioso para o investimento ter retorno com menos prejuízo possível.
Confira as melhores dicas para internacionalizar uma empresa e ela se tornar referência no mercado:
Seja estratégico
Antes de qualquer planejamento com metas e objetivos, é preciso ser estratégico, conhecendo muito bem o seu produto e público-alvo. Entender os motivos da internacionalização também é importante para te direcionar para o melhor caminho.
Conheça o mercado
Esse é o momento de usar e abusar do networking. Converse com quem já está no mercado internacional. Muito mais do que avaliar o que dá certo, é analisar o que deu errado para evitar – se for condizente com o seu segmento, claro. Conhecer a concorrência e como funcionam as regras de importação também é de suma importância.
Veja mais sobre: Serviços de Tradução Simultânea
Faça um bom planejamento
Depois que você entendeu do que sua empresa é capaz e conheceu o mercado, agora é a hora de aplicar metas reais e se preparar para os ajustes necessários. Afinal, é um novo mercado e não dá para acertar de primeira.
Elabore um contrato na língua nativa
Tudo deve estar formalizado, como prazos, descrição dos produtos e todas as condições acordadas, quando se trata de parcerias. Para que nenhuma informação seja diferente do acordado, conte com uma empresa de tradução para formalizar o contrato na língua nativa do país que fará a internacionalização.
A One Translations é referência no mercado de tradução. Faça um orçamento e se surpreenda com o custo-benefício de ter um serviço impecável feito por profissionais capacitados.