A importância da tradução juramentada para fazer intercâmbio

tradução de certificados e diplomas

O intercâmbio é o sonho de muitos jovens brasileiros – e se a dúvida do momento é “por que você precisa do serviço de tradução juramentada para fazer intercâmbio?”, confira a resposta!

Reunimos neste material as principais informações sobre a tradução juramentada, por que ela é importante para o intercâmbio e onde encontrar uma empresa de tradutores juramentados para te auxiliar em todo o processo.

O que é a tradução juramentada?

A tradução juramentada se faz necessária toda vez que é preciso traduzir um documento para outro idioma e garantir que essa tradução seja considerada válida e legítima por uma instituição estrangeira.

Ou seja, ao contrário da tradução técnica, que atende a demandas mais científicas (envolvendo livros ou artigos, por exemplo), a tradução juramentada oferece uma solução para quem precisa de um serviço com validade legal.

Por meio da tradução juramentada, é possível garantir que o material traduzido expresse todas as informações presentes no documento original, citando carimbos e assinaturas, além do registro de contador, atestando que as informações são legítimas e que não sofreram nenhum tipo de alteração.

Sobre o tradutor juramentado

O tradutor juramentado, ou tradutor público, é um profissional concursado e devidamente registrado na Junta Comercial, estando apto e autorizado a fazer a tradução de certificados e diplomas e outros materiais que demandam fé pública e fidelidade de informações.

Esse profissional deve, obrigatoriamente, ter pleno conhecimento sobre a língua estrangeira, o que inclui siglas, gírias e expressões culturais, além de estar apto a realizar a tradução do português para outra língua e, o contrário, de uma língua estrangeira para o português.

Por que a tradução juramentada é importante para fazer intercâmbio?

Em intercâmbios, a tradução juramentada é muito importante durante o processo de envio de documentos que precisam ter fé pública, como históricos escolares, diplomas, certificados, boletins, extratos bancários, carteira de identidade, entre outros que podem ser solicitados a depender da instituição.

Além de terem maior aceitabilidade, os documentos que passam pela tradução juramentada são válidos em quase todos os países do mundo.

Documentos que precisam de tradução juramentada

Está começando a ficar mais claro por que você precisa do serviço de tradução juramentada para fazer intercâmbio? Então, agora deve estar se perguntando quais são os documentos (documentos para intercâmbio) que precisam passar pelas mãos do tradutor, certo?

Não há uma regra única para os documentos exigidos durante a solicitação do intercâmbio, mas, em geral, eles podem ser:

  • Escolares e acadêmicos: diploma de conclusão do ensino médio, diploma de conclusão do ensino superior, histórico de graduação, histórico escolar, certificados em geral, declaração de matrícula, projeto de pesquisa; 
  • De identificação: carteira de identidade, passaporte, certidão de registro civil, carteira de habilitação profissional;
  • Pessoais: declarações médicas, cartas de recomendação, certificado do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), certificado de comprovação de renda, atestado de vacinação, certificado do IELTS (International English Language Testing System);
  • Jurídicos: petições iniciais, procurações, comprovantes bancários, autos de processos judiciais etc.

Como escolher uma boa empresa de tradução juramentada

Entendeu por que você precisa do serviço de tradução juramentada para fazer intercâmbio? Agora, é preciso escolher a empresa ideal para atender sua demanda, e a One Translations pode ser a solução.

Somos uma empresa de tradução juramentada com uma ampla equipe de tradutores especializados em diferentes idiomas e prontos para atender cada caso, levando em consideração os prazos e especificidades dos nossos clientes.

Preencha o formulário para receber mais informações ou entre em contato para tirar todas as suas dúvidas. 

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022