Uma das formas mais seguras de conseguir residência permanente na Inglaterra é por meio da cidadania inglesa.
Há uma série de requisitos para solicitar esse direito, por isso a One Translations desenvolveu este conteúdo explicativo sobre o que é a cidadania inglesa, quem tem direito a ela e como solicitá-la. Acompanhe para saber todos os detalhes!
O que é a cidadania inglesa?
A cidadania inglesa é um benefício dado pelo governo aos estrangeiros descendentes de ingleses ou que já residem há algum tempo na Inglaterra. Ao obtê-la, você passa a ter os mesmos direitos dos cidadãos de lá, como acesso à educação, moradia e saúde.
Há algumas possibilidades de solicitação da cidadania inglesa, mas primeiro você precisa saber se tem direito a ela.
Quem tem direito a cidadania inglesa?
Entre as formas de conseguir a cidadania inglesa, a principal é via constatação de consanguinidade com cidadãos britânicos. Também é possível adquirir o benefício se o solicitante já mora (de forma legal) no país há algum tempo ou, ainda, se é casado com um inglês/inglesa.
Entenda melhor:
Cidadania inglesa por descendência
No caso de filhos de cidadãos ingleses nascidos em outros países, é possível solicitar a nacionalidade inglesa, mas é preciso seguir uma série de requisitos e entregar a documentação de forma adequada.
Cidadania inglesa por casamento
A opção de cidadania inglesa por casamento ou união estável também é uma possibilidade viável para muitos estrangeiros.
No caso, é preciso que o solicitante esteja casado ou com união estável registrada há, pelo menos, 3 anos com um britânico. Também é necessário estar morando no Reino Unido pelo mesmo período.
Cidadania inglesa por residência
Por fim, a cidadania inglesa por residência é destinada aos estrangeiros que já estão no país há, pelo menos, 5 anos.
Esse modelo de cidadania também é aplicado aos residentes de países da União Europeia que possuam licença indefinida de permanência.
Diferença entre cidadania inglesa e cidadania britânica
Muitas pessoas questionam se há diferenças entre a cidadania inglesa e a cidadania britânica. Na prática, a única diferença está no termo, já que o benefício é o mesmo.
Basicamente, a Inglaterra é um país britânico, que compõe a Grã-Bretanha. Nesse sentido, a cidadania britânica se aplica aos ingleses.
Como conseguir cidadania inglesa?
Além de se certificar se possui direito à cidadania inglesa, para solicitar o benefício, é preciso aplicar a residência definitiva e, após um ano, finalmente solicitar a dupla cidadania.
O processo tende a ser bastante burocrático e segue um caminho que envolve:
- Entrar no site do governo inglês e preencher corretamente um formulário;
- Coletar as assinaturas feitas pelo requerente e por um consignatário;
- Reunir todos os documentos necessários para envio.
É fundamental salientar que o processo de entrega dos documentos requisitados deve acompanhar tanto os originais quanto as versões traduzidas de forma juramentada.
A tradução juramentada é o serviço que atesta a validade legal de traduções em outro país. No caso, documentos emitidos no Brasil precisam passar pela tradução do português para o inglês obrigatoriamente de forma juramentada.
Nesse sentido, a One Translations pode te ajudar. A empresa de traduções é especializada em tradução juramentada e trabalha apenas com profissionais aptos à realização desse serviço.
Para obter todas as informações sobre tradução juramentada no processo de solicitação da cidadania inglesa, entre em contato com um de nossos especialistas pelo site.