Já ouviu falar em degravação de áudio, mas não tem certeza do que realmente significa ou se é desse serviço que você precisa? É normal ter essa dúvida, principalmente quando um termo similar surge, que é a transcrição.
Entender a importância da degravação de áudio, o que é, como funciona e onde ela é utilizada é o primeiro passo para assegurar que você tenha acesso ao serviço certo.
Portanto, continue acompanhando este artigo e confira tudo sobre degravação, veja quais são as diferenças em relação à transcrição e entenda como obter um serviço de qualidade e por que a qualidade é tão fundamental!
Degravação de áudio: o que é?
Degravação de áudio é um serviço que transforma qualquer conteúdo falado, encontrado em arquivos de áudio e vídeo, em texto escrito. Isso pode incluir tudo: desde conversas e entrevistas até depoimentos e audiências no âmbito judicial.
O grande diferencial está na fidelidade ao material original, pois tudo é transcrito exatamente como foi dito, mantendo as nuances e o tom da fala original. Esta precisão é crucial em diversos contextos, especialmente em situações legais e acadêmicas, onde a integridade da informação é fundamental.
Como funciona a degravação de áudio?
Inicialmente, o processo começa com o envio do material sonoro para o profissional que fará o serviço. A partir daí, ele ouve atentamente cada palavra para traduzir em material escrito tudo o está contido na mídia recebida, assegurando que o texto final seja um reflexo fiel da gravação original. Além disso, também pode contar com auxílio da tecnologia para refinar ainda mais o resultado.
Esse processo requer uma atenção minuciosa aos detalhes e uma compreensão profunda do contexto em que as falas ocorrem. Por isso conhecer as especificidades da língua falada, como gírias, regionalismos e interjeições, é vital.
Quando usar o serviço de degravação?
Veja, abaixo, algumas das principais situações em que o serviço em questão se torna necessário:
- Transcrições jurídicas: degravações são amplamente utilizadas em âmbitos jurídicos, como gravações de interrogatórios, depoimentos, audiências e julgamentos, tendo valor legal e sendo utilizadas como provas em processos judiciais;
- Pesquisas acadêmicas e científicas: na área de pesquisa, a degravação é fundamental para analisar entrevistas, grupos focais e outros dados de áudio coletados. Os pesquisadores precisam de uma transcrição precisa e completa para realizar análises qualitativas e quantitativas dos dados;
- Reuniões empresariais e corporativas: em muitas empresas, é comum gravar reuniões, teleconferências e apresentações para fins de registro e referência futura. Nesses casos, uma degravação precisa permite que os participantes revisitem, consultem as informações discutidas com facilidade e emitam relatórios.
Essas são apenas algumas das principais situações em que esse tipo de serviço pode ser utilizado. O fator comum é a necessidade de obter um registro textual preciso do conteúdo de áudio.
Diferenças entre degravação e transcrição
A principal diferença é que a degravação de áudio é uma técnica que demanda fidelidade extrema, como visto acima. Essa precisão é fundamental para as finalidades desse serviço, principalmente quando estamos falamos de degravações para processos judiciais, onde a exatidão das falas pode ser determinante para o desfecho de um caso.
Por exemplo, é inviável que um juiz, toda vez que for realizar seu trabalho, tenha que ouvir horas e horas de um depoimento para chegar a uma conclusão em um processo. Porém, com o áudio degravado ele tem acesso facilitado ao conteúdo, sem perder a exatidão de tudo o que foi dito.
Por outro lado, a transcrição de áudio permite certas liberdades em que o transcritor pode optar por omitir ruídos irrelevantes, reformular frases para melhor a clareza ou até mesmo resumir partes do conteúdo. Essa flexibilidade é inaceitável na degravação de áudio, onde a autenticidade do registro é inegociável.
Isso porque a transcrição é utilizada para finalidades que não requerem o mesmo nível de fidelidade, como no caso de áudios extraídos de palestras e eventos. Nesses cenários, o que tem mais valor é que o leitor da transcrição compreenda o conteúdo da melhor forma possível, e para garantir isso o profissional pode ajustar o texto.
Como garantir uma degravação de qualidade?
Diante da importância do serviço, para assegurar a qualidade é indispensável contratar um profissional através de uma empresa especializada em traduções e degravações, como a One Translations.
Assim, você tem a certeza de que todo o processo será feito com a seriedade necessária e com equipamentos adequados, pois sons claros resultam em transcrições precisas.
Além disso, nossos profissionais são treinados e têm conhecimento de termos técnicos, como termos jurídicos presentes em audiências, interrogatórios e provas judiciais em geral.
Outro ponto importante que a One Translations garante é a realização de uma revisão cuidadosa, que permite que o texto final esteja livre de erros.
E claro, a confidencialidade do conteúdo e a segurança dos dados dos clientes é outro aspecto relevante, de modo que apenas os profissionais diretamente envolvidos no trabalho possuem acesso ao conteúdo, proporcionando privacidade aos clientes.
Conte com a equipe especializada da One Translations para realizar a sua degravação, transcrição e diversos outros serviços de tradução: acesse nosso site e peça um orçamento online!
Confira também: Tradução juramentada em Campinas