Entenda a diferença entre tradução simples e juramentada

diferença entre tradução simples e juramentada

Há diversos tipos de tradução no mercado, mas você sabe a diferença entre tradução simples e juramentada?

Ainda que cada tipo de tradução tenha um propósito diferente, são muitas disponíveis, como a tradução simples, a tradução juramentada, a tradução técnica, a tradução simultânea, etc.

A diversidade faz com que surjam dúvidas nos clientes. Por isso, a One Translations preparou este artigo. Nosso objetivo é falar sobre a diferença entre tradução simples e juramentada. Acompanhe!

Saiba o preço de tradução técnica da One Translations

O que é tradução juramentada

Basicamente, a tradução juramentada é um serviço utilizado quando é necessário traduzir um documento para outro idioma e garantir que esse material traduzido tenha validade legal no exterior.

A tradução juramentada é feita especificamente por tradutores oficiais e, dessa forma, é possível garantir que tudo o que for traduzido para outro idioma continue tendo o mesmo teor jurídico do documento original.

Os tradutores juramentados realizam a tradução na íntegra, sem perda de conteúdo ou do sentido, além de mencionarem carimbos, brasões e assinaturas, como um espelho do original.

Assim, a tradução juramentada é aceita e validada pelas autoridades estrangeiras, o que possibilita que o brasileiro ingresse no país para trabalhar, estudar, passear ou fazer residência permanentemente.

Saiba mais sobre: diploma juramentado

Sobre o tradutor juramentado

O tradutor juramentado é um profissional concursado, que possui registro na Junta Comercial e autorização do Estado para prestar o serviço de tradução juramentada em pelo menos dois idiomas, por exemplo: você pode encontrar um tradutor de inglês para português.

O que é tradução simples

A tradução simples, por sua vez, diz respeito à tradução de escritos em geral, como músicas, sites, e-mails, cartas, artigos ou até documentos que não demandam validade legal.

É o tipo de tradução mais utilizado quando o material a ser traduzido é de menor importância ou para uso pessoal, como quando você quer traduzir um artigo do inglês para o português com o objetivo de fazer uma leitura pessoal.

No caso, a tradução simples pode ser feita por um profissional ou por meio de ferramentas de tradução disponíveis na internet, como é o caso do Google Tradutor.

Diferença entre tradução simples e juramentada

A principal diferença entre tradução simples e juramentada consiste na validade legal que o material produzido atesta.

Enquanto a juramentada é feita por um profissional qualificado, autorizado e capaz de gerar fé pública a materiais traduzidos, a simples não exige qualificação.

A tradução simples (ou tradução livre) não pode ser considerada pública, enquanto a juramentada é dotada de validade perante as autoridades.

Saiba mais sobre: tradução juramentada francês

Diferença entre tradução simples e juramentada: conheça a One Translations

Agora que você já sabe a diferença entre tradução simples e juramentada, pode contar com a ajuda da One Translation para contratar serviços de tradução de forma totalmente online.

Além de trabalhar com os melhores tradutores juramentados, a One Translations garante o prazo de entrega de acordo com as necessidades do cliente (levando em conta o tamanho da demanda), unindo experiência e a entrega de um serviço de excelente qualidade.

A One Translations realiza a tradução juramentada no idioma que o cliente precisa para morar, estudar ou viajar para outro país. Entre em contato aqui pelo site para fazer um orçamento e esclarecer suas dúvidas com um de nossos especialistas.

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022