Entenda mais sobre revalidação de diploma

Entenda mais sobre revalidação de diploma

A revalidação de diploma exige alguns procedimentos, como a entrega de documentações e o serviço de tradução juramentada.

Entenda como é feita a revalidação de diploma no Brasil e como contratar um tradutor juramentado de forma segura pela internet.

O que é revalidação de diploma?

A revalidação de diploma é o processo pelo qual um diploma adquirido em uma instituição de ensino fora do Brasil passa a ser válido em território nacional.

O processo se aplica tanto aos diplomas de graduação quanto aos de pós-graduação (como mestrado, doutorado, especialização e MBA, por exemplo).

A revalidação de diploma permite que um cidadão brasileiro possa ter um ensino internacionalizado, mas é preciso cumprir alguns requisitos e lidar com a burocracia.

Importante: validar o diploma do Brasil pode ser um processo democrático, mas essencial para quem tem formação no exterior e deseja exercer a profissão por aqui. 

Como funciona?

Para que o documento seja aceito pelas autoridades brasileiras, ele precisa passar por uma autenticação denominada Apostilamento de Haia. Trata-se de um procedimento que só pode ser feito por especialistas. Aqui, na One Translations, você encontra profissionais aptos a fazer o apostilamento.

Em seguida, é feita a tradução juramentada do documento. Ela tem como objetivo assegurar fé pública a um material traduzido, fazendo com que ele tenha validade legal no Brasil, ainda que o original tenha sido emitido em outro país.

Com o documento e a tradução juramentada em mãos, é preciso entrar no site do Ministério da Educação e selecionar qual universidade brasileira fará a revalidação de diploma. Essa instituição deve ter em sua grade o mesmo curso que consta no diploma internacional do aluno.

Por exemplo: apenas uma universidade brasileira que oferece graduação em Psicologia pode validar um diploma internacional de graduação nessa área.

Quanto tempo e quanto custa para revalidar um diploma?

O tempo de espera para a revalidação de diploma pode variar bastante. É preciso levar em consideração o prazo da instituição escolhida para o procedimento, que pode chegar a até 180 dias no total. No caso de uma tramitação mais simplificada, o prazo costuma ser de até 60 dias.

Obs: no Brasil, o processo de revalidação é o mesmo, independentemente do país de origem do diploma.

Quanto custa revalidar um diploma?

Uma dúvida que todo mundo tem é com relação ao custo da revalidação de diploma. Assim como o prazo, o valor é bastante variável.

Não existe um preço tabelado. Cada instituição cobra de acordo com suas despesas administrativas. Por isso, é muito importante averiguar essa informação antes mesmo de dar entrada ao processo.

Tradução juramentada para revalidação de diploma

Para fazer a revalidação de diploma, a tradução juramentada de diploma é fundamental, e só pode ser feita por um tradutor juramentado registrado na Junta Comercial.

O tradutor juramentado está apto a traduzir os elementos linguísticos de um diploma emitido em outro país, assim como a mencionar assinaturas, carimbos, selos, dobras, brasões e até o tipo de papel.

Dessa forma, ele garante o maior número possível de elementos para promover a fidelidade entre o documento original e a tradução.

Para contratar um tradutor juramentado especializado em revalidação de diploma, conte com a One Translations, empresa de tradução juramentada que pode fazer o serviço de forma totalmente on-line e te ajudar a validar documentos aqui no Brasil.

Preencha o formulário para obter mais informações sobre tradução juramentada ou entre em contato aqui pelo site. 

Venha conhecer o serviço de tradução Juramentada

About The Author

A One Translations oferece uma gama de serviços com profissionais treinados em todos os idiomas. Somos a melhor empresa de tradução juramentada do mercado.