Como imigrar para a Irlanda legalmente?

Como imigrar para a Irlanda legalmente?

A Irlanda é uma ilha da europa que está próxima à Inglaterra. O país tem um acordo com o Brasil para a imigração. Consequentemente, não é necessário ter um visto prévio, sendo uma região em que os brasileiros conseguem empregos em diferentes setores. Portanto, há grande procura por imigração.

Devido a esses fatos, a população brasileira está entre as 10 que mais imigram para esse país acolhedor. Então, é necessário entender como imigrar para a Irlanda legalmente para não haver desentendimentos ao chegar lá. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é preciso entender para imigrar para a Irlanda legalmente?

Primeiramente, é imprescindível entender que há diversos tipos de visto para imigrar, como o trabalhista, estudantil, para se refugiar, casar, etc. Assim, os procedimentos diferem de acordo com a sua solicitação. Alguns tipos de visto são:

Visto para trabalho

Deve-se verificar se a sua profissão está sendo requerida no país e você deve ter conhecimento sobre a língua inglesa. No site do Ministério do Empreendedorismo, comércio e emprego na Irlanda tem uma lista constantemente atualizada chamada Critical Skills Occupations List, que especifica as profissões que estão sendo demandadas. Portanto, é preciso estar de olho para não perder a oportunidade.

Outra forma de encontrar emprego na Irlanda é verificar as vagas diretamente com os empregadores, que precisam comprovar que não encontraram profissionais capacitados na União Europeia para ocupar os cargos e que desejam alguém de fora.

Visto para freelancer e aposentado

Profissionais independentes e aposentados têm mais facilidade na hora de imigrar para a Irlanda se provarem que têm condições financeiras para se manter no país. O valor mínimo necessário para comprovar a estabilidade financeira é 50 mil euros por ano, mais um valor para cobrir emergências e moradia.

Visto para estudantes

O governo tem um projeto chamado Third Level Graduate Program, que auxilia estudantes que terminaram os estudos do curso superior em um dos institutos reconhecidos do país, gerando um visto de trabalho com duração de um ano. Estudantes de mestrado podem, também, solicitar mais um ano de visto, contanto que estejam aptos de acordo com os critérios de sua área profissional.

Estudantes que foram para lá a fim de aprender inglês ou outros cursos e que não têm nível superior não conseguem obter o visto de trabalho. Porém, o governo permite que o indivíduo tenha um emprego de meio período, o que dá ao estudante tempo para buscar um emprego estável e conseguir o visto por meio de seu empregador.

Visto para casamento

Quando uma pessoa de fora do país está prestes a se casar com alguém de nacionalidade irlandesa, o processo de visto é mais prático. Contanto que a pessoa irlandesa esteja regularizada com a lei, comprove ter estabilidade financeira e more no país, é possível imigrar.

Quando é completado três anos de união estável, quem imigrou pode receber a nacionalidade irlandesa.

Quais documentos são solicitados para tirar o visto?

Pelo fato de o Brasil ter acordo com a Irlanda, você pode ir ao país e passar pelo processo de solicitação do visto quando estiver na ilha. Entretanto, para viajar, alguns documentos precisam ser entregues, que servem também para o visto, como:

  • Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses;
  • Reserva do local em que ficará instalado ou uma carta-convite de onde vai se abrigar;
  • Comprovante de estabilidade financeira durante o período de estadia;
  • Passagem aérea de volta ao país de origem;
  • Seguro-viagem.

Dependendo do tipo de visto, pode ser requerido alguns documentos a mais. Isso é definido a partir das intenções da viagem (se for a trabalho, estudo ou outras finalidades).

Tradução juramentada

Ao imigrar para a Irlanda, é importante averiguar as requisições além dos documentos. Uma delas é que alguns dos documentos estejam com tradução juramentada

A solicitação de tradução juramentada e apostilamento de Haia serve para diploma, histórico escolar, comprovação de alteração de seu nome (caso tenha sofrido alterações), documentos de identificação para que também sejam válidos no país de imigração, como documentos oficiais, pois a papelada precisa estar no idioma compreendido pelos irlandeses.

Cidadania irlandesa

Descendentes de irlandeses, pessoas que nasceram na ilha ou que estão há, pelo menos, um ano morando lá, mas que não têm descendentes e nem nasceram no país conseguem tirar a cidadania irlandesa.

Descendentes

Quando você tem um familiar direto que é irlandes, pode ir ao consulado ou à embaixada irlandesa e fazer sua solicitação. Quando é um parente mais distante, como bisavó, é necessário que um dos pais tenha reivindicado o direito do visto antes de seu nascimento.

Nascimento

Se você nasceu na Irlanda, automaticamente é um irlandes, contanto que um dos seus pais seja irlandes também.

Naturalização

Se você mora há 9 anos na ilha, está regularizado como morador há cinco anos e tem visto de residência há um ano, pode solicitar sua cidadania por naturalização. Há também a necessidade de estar regularizado com a lei, sem ficha criminal, comprovar que não pretende sair do país para morar em outro lugar e ter mais de 18 anos.

Navegue pelo site da One Translations para saber mais sobre como imigrar para Irlanda, entender o que é tradução juramentada e como fazê-la.

Conheça a One Translations

A empresa foi fundada em São Paulo pelo tradutor e sócio-diretor Lucas Livingstone. Ele é tradutor há 15 anos, tradutor juramentado há 7 e está cadastrado na Junta Comercial de São Paulo, com a matrícula de número 1879.

O profissional é responsável por criar treinamentos de tradução juramentada para diversos tipos de documentações, como jurídicas, financeiras, pessoais, petrolíferas, dentre outras.

Lucas cuida pessoalmente de algumas demandas que precisam ser traduzidas da língua inglesa, além de supervisionar outras traduções realizadas na empresa, sempre com muita eficiência e rapidez durante o processo, tornando a One Translations uma das melhores empresas de tradução do Brasil.

Conheça também: Tradução juramentada em inglês

Venha conhecer o serviço de tradução Juramentada

About The Author

A One Translations oferece uma gama de serviços com profissionais treinados em todos os idiomas. Somos a melhor empresa de tradução juramentada do mercado.