Um funil de vendas é uma estrutura utilizada para estabelecer as etapas que um cliente em potencial percorre para concluir determinada compra.
Dentro disso, o funil comporta desde o momento inicial em que o cliente está contatando a empresa pela primeira vez, até o momento final em que ele concretiza a aquisição do produto ou serviço.
Sendo assim, essa estrutura tem a finalidade de fornecer um suporte à jornada de compra dos clientes em potencial. Afinal, se a empresa consegue identificar em qual etapa os leads estão, ela consegue definir melhores estratégias para conduzi-los até a conversão.
Para entender melhor sobre o funil de vendas, saber como criar um e entender os benefícios que ele tem a oferecer, leia este conteúdo até o final e confira as principais informações que separamos para você sobre o assunto!
Etapas do funil
Como visto acima, o funil de vendas tem mais de uma etapa: topo, meio e fundo. Confira no que consiste cada uma:
Topo do funil: descoberta
A primeira etapa é a chamada topo de funil, destinada ao momento de descoberta e aprendizado do lead. A pessoa que está nessa etapa está descobrindo que está com algum problema ou alguma necessidade, e esse despertar aconteceu depois que ela entrou em contato com a empresa.
Por isso, o papel da empresa, nesse caso, é educar esse lead com informações e conteúdos de qualidade.
Meio do funil: consideração
Quem está na etapa do meio de funil já passou do processo anterior e agora quer um produto ou um serviço que atenda suas necessidades, mas ainda não sabe como conseguir isso.
Nesse caso, o papel da empresa é amadurecer o lead para que na próxima etapa ele esteja pronto para concluir a compra.
Fundo do funil: decisão
Por fim, o fundo de funil é onde acontece a decisão da compra. Aqui, a empresa deve tratar o lead como uma oportunidade real.
Sendo assim, como esse cliente em potencial já vem estreitando relações com a empresa, quando ele chega nessa etapa, é o momento de abordá-lo por meio da equipe de vendas.
Afinal, toda a estratégia de vendas, aliada ao marketing, foi trabalhada para o lead passar a ver a empresa como uma referência no segmento, transmitindo confiança para ele finalmente tomar a decisão final da compra.
Importância do funil de vendas
Após entender o que é e conhecer as etapas do funil de vendas, fica mais fácil de compreender sua importância.
Nesse sentido, trabalhar um funil de vendas eficiente é essencial para a empresa saber o porquê de um cliente escolher ou não o seu produto, ou serviço, como ele chega até a empresa e quais dúvidas ele tem quando vai comprar.
Sabendo de tudo isso, é possível direcionar melhor a jornada de compra e atrair mais clientes. Porém, para que isso seja possível, é indispensável utilizar técnicas de marketing e vendas, a fim de que cada etapa do funil cumpra sua função e leve o cliente à etapa seguinte: o fundo do funil.
Quais benefícios ele oferece?
Com um funil de vendas bem-estruturado, a empresa adquire uma série de benefícios, como:
- Previsão de resultados: já que cada etapa é dependente da outra, é possível ter previsibilidade e saber, por exemplo, quantas pessoas devem entrar no topo do funil para que uma determinada quantidade de clientes seja obtida na conclusão da jornada de compra.
- Mais produtividade: um funil eficiente permite que a empresa calcule a produtividade de cada vendedor e profissional de marketing, possibilitando a descoberta dos pontos de dificuldade e o acompanhamento dos resultados. Com isso, eles se tornam mais engajados, pois estão sendo monitorados.
- Maior aproveitamento das oportunidades: com o funil de vendas em funcionamento, a empresa consegue fazer o acompanhamento das vendas em tempo real, identificando as reais chances de cada venda. Com isso, torna-se mais simples encontrar as estratégias certas para expandir as oportunidades de venda.
Como aplicar o funil de vendas na tradução?
No segmento da tradução, o funil de vendas também é muito importante e deve ser aplicado. Para isso, a empresa ou o tradutor devem estar atentos à etapa do funil de vendas onde o cliente está para, assim, comunicar-se adequadamente com ele.
Por exemplo: se um cliente já enviou os documentos e pediu um orçamento, ele está no fundo do funil. Assim, a comunicação deve ser feita para convencê-lo a comprar a tradução.
Por outro lado, se o cliente apenas pediu informação, ele está no topo do funil e precisa ser alimentado com conteúdos ricos que o ajudem a passar para a próxima etapa na jornada de compra.
Isso quer dizer, então, que para aplicar o funil de vendas na tradução, é preciso sempre analisar a abordagem do cliente e a etapa em que ele está para a comunicação certa acontecer, seja pela equipe de marketing, seja pelo pela equipe de vendas.
Como montar um funil de vendas para a tradução: passo a passo
Para montar um bom funil, três pontos precisam ser observados:
- Mapeamento da jornada: conheça muito bem a jornada de compra que os seus clientes fazem. Somente assim é possível montar as etapas do funil com as estratégias certas.
- Definição das etapas: após conhecer a jornada, defina as etapas de descoberta, consideração e decisão. Aqui, também crie marcos que demonstrem quando o cliente amadureceu e já está na próxima etapa. Esses marcos são chamados de milestones.
- SLA entre marketing e vendas: com o funil estabelecido, é o momento de definir quais tarefas o marketing e o comercial devem fazer para atingir os melhores resultados.
Portanto, usar a estrutura do funil de vendas é algo essencial em muitos setores, inclusive para tradutores. Afinal, os clientes em potencial que buscam um tradutor também chegam até esses profissionais em diferentes momentos e estágios da jornada de compra.
Por isso, o tradutor deve estar preparado e saber como conduzir o cliente até o próximo passo e, finalmente, para a conclusão da venda. Dessa forma, tudo o que foi dito ao longo do artigo pode ser utilizado na construção do funil de vendas para tradutores.
Em busca de um tradutor juramentado? Fale com a One Translations e encontre os melhores profissionais.
Veja mais sobre os serviços de tradução juramentada