A Apostila de Haia é um processo que promove legitimidade a documentos mediante as autoridades dos países signatários da convenção de Haia.
Ou seja, por meio da autenticidade de documentos públicos possibilitada pelo apostilamento, documentos brasileiros passam a ter validade no exterior – mas apenas se todas as normas da Convenção de Haia forem cumpridas.
A seguir, entenda o processo, sua importância e quais documentos podem ser apostilados.
Apostila de Haia: o que define o processo de apostilamento?
A Apostila de Haia pode ser definida como o processo que permite atribuir validade a documentos brasileiros em outros países e vice-versa. Aplica-se a todas as nações que fazem parte da Convenção e dispensa a necessidade de legalização consular ou diplomática.
Com esse apostilamento, o processo de entrega de documentos é mais simples, rápido e garantido.
Para que serve?
Basicamente, o principal objetivo do apostilamento de Haia é possibilitar que um documento tenha validade em outro país.
Um claro exemplo da necessidade desse processo se dá quando um acadêmico precisa que seu artigo ou produção seja aceito lá fora. Outro exemplo diz respeito ao documento de antecedentes criminais.
Basicamente, após a emissão de um documento, é preciso passar pelo serviço de tradução juramentada e seguir para o cartório em que será apostilado, para, enfim, ter validade no exterior.
A importância do apostilamento de Haia
O apostilamento de Haia é muito importante para evitar transtornos e problemas ao realizar uma viagem ao exterior e/ou entregar documentos às autoridades de outro país. O mesmo é válido para estrangeiros que precisam apresentar seus documentos aqui no Brasil.
Além disso, quando o Brasil passou a integrar a Convenção de Haia, em 2016, foi justamente para facilitar a vida de pessoas que estão em outro país por algum motivo e não querem ter que retornar ao seu local de origem para validar documentos. Assim, o processo pode ser feito no próprio país, contanto que ele faça parte da Convenção.
Documentos que precisam passar pelo apostilamento
A Apostila de Haia permite o apostilamento de diversos documentos, tais como:
- Tradução juramentada;
- Documentos notariais;
- Documentos administrativos;
- Declarações oficiais;
- Documentos originados de uma autoridade;
- Documentos necessários para a realização de um casamento;
- Contratos entre uma empresa do exterior e um funcionário contratado no Brasil.
Além disso, até mesmo estudantes que pretendem realizar um intercâmbio, graduação ou pós no exterior podem utilizar a Apostila de Haia como forma de garantir a legitimidade de todos os documentos entregues lá fora. Posteriormente, os documentos emitidos lá serão trazidos ao Brasil (como o próprio certificado de conclusão de curso).
Apostila de Haia: saiba como apostilar documentos com a ajuda da One Translations
A One Translations é uma empresa de traduções que realiza diversos serviços – entre eles, o apostilamento de Haia, realizado conforme todas as regras da Convenção de Haia, garantindo que seus documentos sejam aceitos no país de destino.
Aqui no site, você obtém todas as informações sobre o apostilamento e pode realizar um orçamento sem compromisso ao preencher o formulário ou entrar em contato.