Para quem sonha em trabalhar no exterior, saiba que conseguir um visto de trabalho é algo mais fácil em alguns países do que em outros. Descobrir quais países oferecem facilidades pode transformar seu sonho em realidade.
Por exemplo, existem nações que incentivam a imigração de trabalhadores qualificados com procedimentos menos burocráticos e mais ágeis para suprir lacunas de mão de obra qualificada interna.
Além disso, outros países permitem que o estrangeiro resida por algum tempo no país para buscar uma oportunidade de emprego.
Continue lendo e conheça 6 países onde é mais fácil conseguir um visto de trabalho, simplificando o planejamento para sua próxima aventura profissional.
Visto de trabalho: 6 países mais fáceis de conseguir
Entre os países mais fáceis de obter um visto de trabalho, estão:
- Nova Zelândia;
- Canadá;
- Austrália;
- Irlanda;
- Alemanha;
- Chile.
Entenda o porquê:
1. Nova Zelândia
A Nova Zelândia destaca-se como um dos países mais acessíveis para obtenção de visto de trabalho, pois é um país muito conhecido por abrir portas profissionais para estrangeiros.
Porém, a forma mais simples e fácil é primeiro obter um visto de estudante e trabalhar em meio período enquanto estuda, já que esse tipo de visto permite.
Depois, você pode encontrar uma vaga na sua área de atuação e solicitar uma permissão de trabalho que tem duração de 2 anos.
Se desejar, depois desse período é possível solicitar um visto permanente, desde que cumpridos os demais requisitos, como fluência no inglês, reputação positiva e 5 anos de residência no país.
2. Canadá
No Canadá também há receptividade para profissionais estrangeiros e, assim como na Nova Zelândia, a forma de ingresso mais fácil é por meio de um visto de estudante.
Após concluir um curso no país, você solicita o Post Graduation Work Permit, que é uma permissão de trabalho com validade de 3 anos e que é destinada a estudantes que terminaram um curso com duração mínima de 8 meses.
Ao final dos 3 anos da permissão de trabalho você pode solicitar o visto permanente para residir e trabalhar normalmente no país.
Além disso, outra possibilidade é desde o primeiro momento solicitar um visto de trabalho, desde que você tenha encontrado uma oportunidade de emprego no país.
3. Austrália
Já a Austrália é um país que possui déficit de profissionais em áreas como TI, engenharia e saúde. Sendo assim, pode ser mais fácil obter um trabalho nessas áreas, pois o governo simplifica a oferta do visto para poder suprir a carência de mão de obra qualificada local.
Ainda, o caminho mencionado anteriormente também é uma opção. Unir os estudos ao trabalho é uma possibilidade que permite ao estrangeiro, aos poucos, ir firmando raízes profissionais no país.
4. Irlanda
A Irlanda simplificou seu processo de visto de trabalho através do Critical Skills Employment Permit. Este visto é destinado a profissionais altamente qualificados em setores com escassez de mão de obra local.
O processo é mais rápido, mas pode ser solicitado apenas para as atividades que o país classifica como de escassez.
A lista é atualizada frequentemente e pode ser acessada no site do governo irlandês.
Atualmente, algumas profissões presentes na lista envolvem as áreas de TI, agricultura, ciências naturais e sociais e engenharia.
Assim, se este for um país do seu interesse, é indicado visitar a lista frequentemente para verificar se a sua área de atuação foi incluída.
Além disso, o uso da estratégia de ingressar no país como estudante também é uma possibilidade ainda mais fácil para conseguir um visto de trabalho futuramente.
5. Alemanha
A Alemanha é um país que oferece um visto de busca de emprego, que permite que profissionais qualificados permaneçam no país por até seis meses enquanto procuram trabalho.
Essa é uma vantagem, pois possibilita que você encontre oportunidades já estando no país, o que pode ser mais fácil do que passar por processos seletivos estando no exterior.
O país tem uma demanda alta por profissionais em áreas como engenharia, TI, comunicação e saúde, facilitando o processo para estes especialistas.
6. Chile
O Chile tem se mostrado um país acolhedor para profissionais estrangeiros, principalmente para brasileiros. Inclusive, você pode morar no país pelo prazo de 1 ano sem precisar de visto enquanto procura uma vaga de trabalho.
Após conseguir uma vaga, pode solicitar um visto de residência temporária que tem prazo de 2 anos com possibilidade de renovação.
De qual tradução você precisa para um visto de trabalho?
Para obter seu visto de trabalho ou de estudo, é importante entender quais documentos precisam ser traduzidos. Afinal, muitos não têm validade legal no exterior sem uma tradução.
Geralmente, esses documentos incluem seu diploma acadêmico, histórico escolar e certidão de nascimento. Porém, cada país pode exigir uma lista diferente de documentos, sendo necessário verificar caso a caso.
Além disso, não é qualquer tipo de tradução que pode ser usada e sim a tradução juramentada. Ela é feita por um tradutor público, registrado na Junta Comercial e aprovado em concurso público específico.
Somente essa tradução atesta a validade legal dos seus documentos no exterior, pois o tradutor público tem o poder de conferir fé pública às traduções juramentadas.
Portanto, contrate uma empresa especializada para traduzir seus documentos, como a One Translations, que possui um time vasto e completo de tradutores públicos qualificados que atuam nos mais diversos idiomas.
Se você está interessado em um futuro promissor no exterior, agora é o momento perfeito para agir: navegue pelo site da One Translations e solicite um orçamento online para fazer a tradução dos documentos necessários!
Confira também: Como renovar o visto americano | Casamento na Espanha