Viajar para países que não precisam de visto tem se tornado a prioridade de brasileiros que desejam conhecer outras culturas.
Atualmente, há diversos lugares ao redor do mundo que dispensam a necessidade de visto para os cidadãos do Brasil.
Confira de perto a lista com todas as possibilidades e saiba o que é preciso para viajar como turista.
O que é visto de turismo?
Antes de conferirmos a lista de países que não precisam de visto, vamos entender o que é um visto de turista. Afinal, não é porque muitos locais não exigem esse documento que você não precisa saber o que ele significa.
O visto de turista nada mais é uma autorização que determinado país concede a um estrangeiro para ele visitar legalmente o país para passar férias ou passear.
Sendo assim, os países que dispensam essa formalidade para a visita de brasileiros tornam a viagem ainda mais prática, pois não há necessidade de fornecer uma série de documentos e enfrentar procedimentos em busca do visto.
Países que os brasileiros não precisam de visto do Mercosul
É empolgante saber que o turista brasileiro pode viajar para mais de 150 destinos em todo o mundo sem a necessidade de visto prévio. Essa facilidade amplia as opções de destinos e incentiva ainda mais as aventuras internacionais.
No caso dos países integrantes do Mercosul, há uma lista que permite a entrada de brasileiros sem visto:
- Argentina;
- Bolívia;
- Chile;
- Colômbia;
- Equador;
- Guiana;
- Paraguai;
- Peru;
- Suriname;
- Uruguai;
- Venezuela.
Dentre os países do Mercosul, a maioria permite uma estadia de até 90 dias para os brasileiros, o que já possibilita uma experiência significativa.
Vale ressaltar que a Bolívia estabelece um limite de 30 dias de permanência, enquanto a Colômbia oferece a oportunidade de ficar por até 180 dias sem visto.
Países da América Central e do Norte que não precisam de visto
A lista de países da América Central que não exigem visto é extensa. Nessas nações, os brasileiros precisam apenas do passaporte para entrar, mas é preciso ficar atento ao limite de dias que um turista pode ficar legalmente:
- Antígua e Barbuda;
- Bahamas;
- Barbados;
- Belize;
- Costa Rica;
- Dominica;
- El Salvador;
- Guatemala;
- Haiti;
- Honduras;
- Jamaica;
- Nicarágua;
- Panamá;
- República Dominicana;
- Santa Lúcia;
- São Cristóvão e Nevis;
- São Vicente e Granadinas;
- Trinidad e Tobago.
Todos esses países permitem até 90 dias sem visto para os brasileiros, com exceção de Antígua e Barbuda e Barbados, que liberam até 180 dias de permanência. Além disso, Honduras autoriza apenas 30 dias.
Países da Europa que não precisam de visto
Na Europa, a lista de países que não exige visto por parte dos brasileiros também é grande, com muitas possibilidades, mas é fundamental salientar que o período de permanência deve ser de até 90 dias.
Confira a lista:
- Alemanha;
- Andorra;
- Áustria;
- Bélgica;
- Bósnia;
- Bulgária;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Finlândia;
- França;
- Geórgia;
- Grécia;
- Holanda;
- Hungria;
- Irlanda;
- Islândia;
- Itália;
- Liechtenstein;
- Luxemburgo;
- Mônaco;
- Noruega;
- Polônia;
- Portugal;
- Reino Unido;
- República Tcheca;
- Romênia;
- San Marino;
- Sérvia;
- Suécia;
- Suíça;
- Turquia;
- Ucrânia;
- Vaticano.
Países da África que não exigem visto
Há países no continente Africano que também liberam a entrada de brasileiros sem a necessidade do visto:
- África do Sul;
- Botsuana;
- Ilhas Seychelles;
- Marrocos;
- Namíbia;
- Senegal;
- Tunísia.
Todos eles permitem a permanência durante 90 dias, com exceção de Senegal e das Ilhas Seychelles, que liberam apenas 30 dias para os turistas brasileiros.
Países que não exigem visto na Ásia
A Ásia é um continente fascinante e cada vez mais brasileiros estão se aventurando por lá.
Antes de fazer as malas, é importante saber quais países autorizam a entrada de brasileiros sem visto:
- Armênia;
- Cazaquistão;
- Chipre;
- Emirados Árabes Unidos;
- Filipinas;
- Geórgia;
- Hong Kong;
- Ilhas Maldivas;
- Indonésia;
- Israel;
- Macau;
- Malásia;
- Mongólia;
- Rússia;
- Singapura;
- Tailândia;
- Turquia.
É importante notar que o tempo de permanência permitido varia de uma nação para a outra.
No caso do Cazaquistão, Ilhas Maldivas e Indonésia, a estadia sem visto é de até 30 dias. Já as Filipinas autorizam 60 dias, e todos os outros países mantêm a política de até 90 dias.
E os países da Oceania, precisam de visto?
Enquanto alguns países exigem visto dos visitantes brasileiros, há também destinos na Oceania que não requerem visto para estadias de curta duração.
Um exemplo é a Nova Zelândia, onde é possível entrar e permanecer por até 90 dias sem visto, contanto que se obtenha um documento chamado NZeTA. É importante ressaltar que há outros requisitos a serem cumpridos, como ter uma passagem de volta, demonstrar que não há intenção de ficar além do período permitido e comprovar boa saúde.
Portanto, ao planejar uma viagem para a Oceania, verifique os requisitos de visto específicos de cada país. Esteja com a documentação necessária preparada e aproveite ao máximo todas as maravilhas que essa região tem a oferecer.
Além disso, há países da Oceania que não exigem visto prévio e permitem a permanência por alguns dias, como:
- Ilhas Fiji;
- Micronésia;
- Nauru;
- República do Palau;
- Samoa;
- Tonga;
- Tuvalu.
Enquanto Micronésia, Nauru, Tonga e República do Palau permitem a estadia por 30 dias sem visto, Samoa autoriza até 60 dias de permanência e Tuvalu e Ilhas Fiji liberam até 90 dias.
Como viajar para fora do país?
Ao viajar para países que não precisam de visto, é importante se preparar adequadamente. Aqui estão algumas dicas para tornar sua viagem mais tranquila:
- Verifique a validade do seu passaporte e se certifique de que ele esteja no prazo exigido pelo país que você pretende visitar;
- Saiba se há exigências de vacinação, como a vacina contra febre-amarela (bastante requerida) ou vacinas específicas, como a contra a Covid-19;
- Faça um roteiro de viagem, planejando as principais atrações e atividades que você deseja realizar durante sua estadia;
- Verifique a moeda do país que você vai visitar e separe a quantia de dinheiro necessária para sua viagem. Considere também as opções de cartão de crédito e débito internacionais;
- Esteja ciente do limite de peso da bagagem e se certifique de seguir as diretrizes das companhias aéreas para evitar surpresas e taxas adicionais.
- Não se esqueça de contratar um seguro-viagem. Isso garante assistência médica em caso de emergências, além de cobrir outras eventualidades, como perda de bagagem ou cancelamento de voos.
Fique por dentro dos países mais seguros do mundo
Documentos
Ao programar uma viagem para lugares que não precisam de visto, alguns documentos são essenciais, especialmente para nós, brasileiros. Dentre os documentos necessários estão:
- Documentos de identidades;
- Passaporte válido;
- Carteira de vacinação;
- Passagem de volta;
- Seguro-viagem;
- Reservas de hospedagem;
- Comprovantes financeiros, como extrato bancário.
Atenção: muitos documentos devem ser entregues acompanhados das respectivas traduções juramentadas e, nesses casos, a One Translations pode ajudar, assegurando que eles sejam reconhecidos legalmente no país de destino.
Nossos serviços de tradução juramentada fornecem traduções precisas e certificadas, garantindo a conformidade com as exigências oficiais. Viaje com tranquilidade, sabendo que seus documentos estão em ordem e adequadamente traduzidos pela One Translations. Faça um orçamento sem compromisso pelo site.
Confira também: Importância de traduzir o passaporte | visto nômade digital | documento RNE