Visto australiano de estudante: saiba como tirar

Mulher sorrindo e carregando livros no braço depois de conseguir o visto australiano de estudante.

A Austrália é um país que, além de ter cenários muito bonitos, com paisagens exuberantes, é conhecido por ser uma referência em educação. Isso desperta o interesse de pessoas ao redor do mundo que desejam fazer intercâmbio e estudar lá, como é o caso de milhares de brasileiros.

Para que esse sonho se torne realidade, o estudante precisa saber como obter o visto australiano estudante, reunir uma série de documentos e cumprir as exigências do governo australiano para que o visto seja concedido.

Para te ajudar nesse trajeto, reunimos em um só lugar algumas das informações mais importantes sobre como tirar visto australiano na modalidade estudante. Assim, acompanhe este artigo até o final e descubra como fazer para tirar esse visto.

Visto australiano estudante: o que é?

O visto australiano estudante é a modalidade de visto destinada a estrangeiros que desejam permanecer em solo australiano por um período determinado para realizar cursos.

No entanto, não são todos os cursos que comportam esse visto, somente aqueles que são registrados pelo governo.

Sendo assim, é indispensável que o curso escolhido seja desenvolvido por uma instituição de ensino que tenha registro no Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students (CRICOS) e que tenha autorização para aceitar alunos estrangeiros.

Como tirar o visto australiano estudante?

Para obter o visto, é necessário que o estudante já esteja com o aceite do curso em mãos. Isso quer dizer que não é possível ir para a Austrália para estudar e somente tentar se matricular em uma instituição de ensino quando chegar lá.

Além disso, todo o processo de pedido do visto pode ser feito on-line caso o curso seja de graduação, 1º e 2º grau, preparatório e de pós-graduação. No entanto, se for um curso técnico ou de inglês, a solicitação deve ser feita de forma convencional na embaixada australiana em solo brasileiro.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é ser aceito em um curso na Austrália que tenha o devido registro, e em seguida verificar toda a documentação que é necessária para o visto.

Documentos necessários para tirar o visto australiano estudante

Entre os documentos necessários, estão:

  • Comprovante de matrícula;
  • Passaporte válido e assinado;
  • Comprovante da Cobertura de Saúde de Estudantes Estrangeiros;
  • Comprovação do pagamento da taxa de solicitação;
  • Declaração financeira comprovando que o estudante tem condições de se manter no país;
  • Formulário de solicitação assinado, preenchido e com foto 3×4.

Também podem ser necessários documentos como certidão de nascimento, documento de identidade e até mesmo histórico escolar, diploma ou outros documentos escolares e acadêmicos para o visto e para a matrícula no curso.

Os documentos precisam de tradução?

Pensar em tudo que envolve os documentos, visto da Austrália e demais exigências para estudar fora requer calma e conhecimento detalhado sobre os passos, e um desses detalhes é a necessidade de traduzir os documentos enviados.

Além de reunir toda a documentação, é preciso que ela esteja traduzida para o idioma oficial da Austrália. Essa tradução é chamada de tradução juramentada e é feita por um tradutor público, que é o profissional com conhecimento, capacidade e autorização pública para executar esse tipo de serviço.

Sem a tradução juramentada, os documentos em português ou em outro idioma que seja diferente do falado na Austrália não têm validade oficial no país.

Confira também: Tradutor australiano

Qual é a duração do visto de estudante?

O visto de estudante é válido durante o período do curso, com acréscimo de 1 ou 2 meses para permitir que o estudante conheça mais o país ou para o caso de desejar se inscrever em mais algum curso.

Sendo assim, não há um prazo fixo para expiração desse tipo de visto, já que isso vai depender de cada tipo de curso.

É possível trabalhar com o visto de estudante australiano?

Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta é sim, o estudante tem autorização para trabalhar enquanto estiver estudando no país. No entanto, existem algumas regras, como o limite de 20h semanais de trabalho.

Além disso, o trabalho só pode ser realizado quando o período de duração do curso já tiver iniciado, e não antes.

Uma observação importante é que, até o dia 30 de julho de 2023, o limite semanal de horas de trabalho está suspenso. Até essa data, os estudantes podem aumentar a jornada de trabalho.

Nas férias do curso, o aluno também tem permissão para trabalhar em tempo integral, uma vez que isso não atrapalharia seu desempenho nos estudos.

Exigências adicionais

Quem recebe autorização para ir estudar na Austrália precisa seguir algumas exigências. Uma das principais é manter uma boa frequência no curso, afinal, esse é o motivo pelo qual o estrangeiro foi aceito no país.

Ainda, dentro de um prazo que costuma ser de 7 dias contados da chegada no país, o estudante precisa informar o endereço residencial onde morará pelo período do curso.

Todos esses detalhes devem ser analisados com cuidado no momento da solicitação do visto e do ingresso no país, e todas as dúvidas devem ser sanadas na embaixada e na instituição de ensino para evitar problemas que possam comprometer a permanência do estudante em solo australiano.

Dessa maneira, com todas as informações trazidas aqui, fica mais fácil saber o que fazer para obter o visto para estudar na Austrália de forma legalizada.

A dica final é analisar bem todos os documentos solicitados pela embaixada e conferir um por um com cuidado antes de entregá-los. Isso pode evitar que o pedido de visto seja feito com algum documento faltante, o que prejudica o processo e acaba fazendo com ele demore mais para ser analisado.

Navegue pelo nosso site e conheça todos os serviços de tradução da One Translations.

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022