Quem deseja trabalhar e fazer residência permanente nos Estados Unidos pode aplicar para o visto EB-2, sendo essa uma das alternativas mais interessantes, principalmente via NIW (sigla em inglês para “dispensa por interesse nacional”).
O visto americano para trabalho EB-2 é um excelente caminho migratório para profissionais de alta qualificação. Isso significa que a categoria é definida como a melhor para trabalhadores com habilidades comprovadas via formação acadêmica.
O que é o visto EB-2?
O visto EB-2 é uma categoria de visto estadunidense que se aplica aos profissionais com carreiras bem-sucedidas e formação acima da média, contanto que consigam comprovar sua capacidade em seus segmentos de trabalho.
Na maioria dos casos, os profissionais habilitados a conseguir o visto EB 2 possuem, pelo menos, um bacharelado.
Nesse sentido, essa categoria de visto permite que o brasileiro com boa qualificação e experiência consiga um Green Card para morar e atuar nos Estados Unidos.
Como funciona o visto EB-2?
Esse visto costuma funcionar juntamente ao NIW, que dispensa a necessidade de uma oferta de trabalho nos EUA, contanto que o trabalhador possa provar que responde a todos os critérios exigidos, qualificando-se para o Green Card com base em sua trajetória acadêmica e/ou profissional.
Essa categoria de visto facilita a entrada de bons profissionais graças à escassez de mão de obra qualificada nos EUA, que gera uma demanda em determinados segmentos e possibilita o acesso do Green Card nesses casos.
Como obter o visto EB-2?
Para tirar o visto EB-2, é preciso passar por pelo menos duas etapas iniciais para depois receber as orientações de como prosseguir em cada caso. São elas:
Petição I-140
A petição I-140 é o processo pelo qual o solicitante submete toda a documentação para comprovar que possui habilidades avançadas ou diplomas que lhe favoreçam.
Além disso, é importante focar em mostrar que os conhecimentos podem beneficiar os Estados Unidos.
Green Card – Ajuste de status ou processo consular
Uma vez que a petição I-140 é aprovada, a próxima etapa consiste em aplicar para o Green Card e obter o direito à residência americana.
O estrangeiro deve seguir com o processo conforme as orientações das autoridades, seja para ajuste de status, seja processo consular.
Categorias do visto EB-2
Profissionais de nível avançado
Para ser considerado um profissional de nível avançado e solicitar o EB-2, o requerente deve apresentar:
- Diploma de bacharel emitido nos EUA ou diploma estrangeiro considerado equivalente ao diploma de bacharel dos EUA, além de 5 anos de experiência e pós-graduação progressiva;
- Diploma de mestrado ou curso de nível superior emitido nos EUA, ou diploma estrangeiro considerado equivalente ao de um dos EUA.
Profissional com habilidade excepcional
Um profissional pode aplicar o visto EB-2 e provar que possui uma habilidade excepcional se:
- Provar que beneficiará a economia dos EUA, os interesses educacionais ou culturais, assim como o bem-estar do país no futuro;
- Comprovar suas habilidades em negócios, ciências, artes ou esportes.
Se as habilidades forem almejadas por um empregador específico dos Estados Unidos, o requerimento do visto EB-2 deve ser feito com base em uma oferta de vaga de trabalho, e não via NIW.
Atleta profissional
A Lei de Imigração de Nacionalidade (INA) dos EUA inclui atletas no visto EB-2 para possibilitar que eles possam manter a validade da certificação de trabalho mesmo que mudem de empregador. Os atletas podem ser considerados profissionais de habilidade excepcional.
Mediante as regras do EB-2, é considerado atleta profissional a pessoa que fizer parte de uma equipe membro de associação com seis ou mais equipes esportivas, cuja receita total combinada seja superior a $ 10.000.000 por ano, ou se for membro de uma liga menor afiliada à tal associação.
Visto EB-2: requisitos
Conforme o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, para obter o visto EB-2, o profissional precisa comprovar que:
- Possui oferta de trabalho feita pelo empregador, ou o NIW (que dispensa a necessidade de oferta de trabalho);
- Está enquadrado enquanto profissional de nível avançado ou profissional com habilidade excepcional.
Como se qualificar ao visto EB-2?
O processo de qualificação é feito por meio da comprovação profissional, com certificações, prêmios e outros documentos que comprovem a experiência e formação do solicitante, além de atender pelo menos três dos seguintes critérios:
- Autorização ou licença válida para exercer a profissão;
- Comprovantes, cartas e documentos que demonstrem pelo menos 5 anos de experiência progressiva na sua área profissional;
- Documentos que comprovem suas realizações e contribuições dentro da sua área profissional;
- Evidências de que recebeu remunerações acima da média do mercado por suas contribuições profissionais;
- Histórico acadêmico e diploma relacionado à sua área de habilidade profissional;
- Outras evidências que comprovem habilidade excepcional em seu campo de atuação profissional;
- Possuir registro ou afiliação em uma associação profissional da sua área.
Almeja obter o visto EB-2? Fique de olho na tradução juramentada
Ao dar entrada no processo para tirar o visto EB-2, você descobrirá que é necessário entregar uma série de documentos acompanhados das respectivas traduções juramentadas.
Apenas a tradução juramentada atesta o valor legal de um material traduzido, e não é qualquer profissional que pode realizá-la.
Por isso, conte com o auxílio da equipe de tradutores públicos da One Translations, empresa de traduções que sabe alocar os melhores profissionais conforme as demandas de cada cliente.
Conheça a One Translations pelo site e faça um orçamento preenchendo o formulário.
Confira também: o que é green card | aluguel nos Estados Unidos | Como renovar o visto americano