Cadastro AIRE da Itália: o que é e quem deve se cadastrar?

Braços diversos empunhando miniaturas de bandeiras da Itália representando a inscrição do AIRE Itália.

Você sabia que todos os cidadãos italianos que vivem no exterior têm um dever importante a cumprir para manter seus direitos e acessar serviços essenciais? Isso mesmo, estamos falando do cadastro AIRE.

Mas afinal, o que é o AIRE na Itália, quem precisa se registrar, como ele funciona e quais documentos são necessários para a inscrição?

Desvende todos esses e outros detalhes sobre o AIRE, a seguir, e esteja bem informado para garantir seus direitos como cidadão italiano e simplificar seu acesso a serviços essenciais, mesmo morando fora do solo italiano!

O que é o cadastro AIRE Itália?

O cadastro AIRE na Itália é uma peça fundamental para cidadãos italianos que decidem viver fora do país por mais de 12 meses. Nesse sentido, AIRE é um acrônimo para “Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero”, traduz-se como “Registro dos Italianos Residentes no Exterior”.

Este cadastro garante aos italianos que vivem fora da Itália o reconhecimento de sua residência no exterior perante as autoridades italianas, possibilitando o acesso a serviços consulares e a manutenção de direitos como cidadão italiano, como, por exemplo, o direito ao voto e a assistência consular em caso de necessidade.

Como funciona o cadastro?

O AIRE funciona como uma espécie de controle dos italianos que vivem pelo mundo afora. Sendo assim, para solicitar qualquer documento e usufruir dos direitos como cidadão italiano no exterior, é preciso se cadastrar nesse sistema.

Este cadastro é fundamental para manter a ligação com a Itália e garantir não só acesso a serviços consulares, como também é necessário para emitir documentos como passaporte e identidade.

Portanto, se você é um cidadão italiano, mesmo que tenha nascido no exterior e obtido sua cidadania posteriormente, deve fazer o seu registro.

Como se inscrever no AIRE da Itália?

Para se inscrever no cadastro AIRE da Itália, é necessário seguir alguns passos, como:

  1. Reunir a documentação necessária: Dichiarazione sostitutiva/Modulo d’iscrizione all’AIRE devidamente preenchido e assinado, documento de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência;
  2. Acesse o Fast It: esse é o portal que o país disponibiliza online para que cidadãos vivendo no exterior possam ter acesso facilitado às solicitações que desejam. Por meio dele você pode fazer seu cadastro sem precisar ir até um consulado.
  3. Aguardar o processamento da inscrição: esse processo leva, em média, 40 dias.

Após seguir esses passos, você estará devidamente inscrito no cadastro AIRE da Itália.

Atualize seu cadastro

Manter os dados sempre atualizados após se cadastrar no AIRE é de extrema importância para evitar problemas no momento de acessar algum serviço ou exercer algum direito no exterior.

A atualização cadastral garante que as informações estejam corretas, e a manutenção dos dados atualizados contribui para a segurança e a eficiência do sistema, facilitando a comunicação e a prestação de serviços pelo país.

Portanto, é fundamental estar atento e realizar as atualizações necessárias sempre que houver alguma alteração em suas informações pessoais, como endereço e estado civil.

Custos envolvidos no AIRE

O cadastro no Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero é um procedimento gratuito, disponível para todos os cidadãos italianos que residem no exterior, inclusive para aqueles nascidos fora do país.

Ou seja, apesar de ser uma obrigação imposta pelo governo italiano como condição para o exercício de diversos direitos dos cidadãos que moram fora do país, não há nenhum ônus financeiro, facilitando para que todos possam se cadastrar.

Portanto, agora você já conhece a importância que esse cadastro possui desde sua introdução em 1988. De lá para cá, o AIRE tem servido como um elo vital entre a Itália e seus cidadãos espalhados pelo mundo.

E lembre-se: se você é brasileiro e obteve sua cidadania italiana, também deve realizar esse cadastro. Nesse caso, alguns documentos que devem ser anexados na inscrição podem necessitar estar acompanhados da respectiva tradução juramentada, como a certidão de nascimento, por exemplo.

Veja também: Tradução juramentada: para que serve?

Agora que está bem informado sobre a importância do cadastro AIRE e conhece os passos necessários para se registrar, é hora de agir! Não deixe para depois algo tão crucial para garantir seus direitos e acessar serviços essenciais enquanto vive no exterior. Verifique agora mesmo se está devidamente inscrito no Registro dos italianos Residentes no Exterior. Caso contrário, inicie imediatamente seu processo de inscrição.

Acesse o site da One Translations e obtenha o seu orçamento de tradução juramentada totalmente online!

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022