Os documentos para tirar visto americano são requisitos básicos para ter sucesso no processo.
Por isso, é fundamental saber quais são os documentos necessários para tirar visto e, além disso, como devem ser entregues.
Como tirar o visto
Alguma vez já questionou que documentos preciso levar para tirar o visto americano? Todos os dias, muitas pessoas tentam tirar o visto sozinhas, e não conseguem por ser um processo bastante exigente e complexo.
Para não ter o pedido de visto recusado, é preciso se atentar aos três principais motivos de negação. São eles:
- os documentos para tirar visto;
- os formulários a serem preenchidos;
- as respostas dadas na entrevista.
Nesse sentido, é recomendável contar com auxílio profissional, principalmente no que concerne aos documentos para tirar visto. A tradução dos documentos, por exemplo, deve ser juramentada para atestar sua legalidade.
Após o envio dos documentos devidamente traduzidos, o Consulado fica responsável pela verificação da papelada. Caso esteja tudo correto, o solicitante recebe uma convocação para a entrevista inicial.
Quanto tempo leva para sair o visto americano
Todo esse processo pode levar, em média, 60 dias para análise. Em determinados momentos do ano, é preciso um prazo ainda maior, principalmente em períodos de festividades, como final de ano e épocas de início de estudos. Em caso de visto de residência, o prazo é de até 90 dias. Deve-se aguardar o contato do Consulado.
Quais os documentos para tirar visto?
Na etapa inicial, é necessário entregar os seguintes documentos para tirar visto:
- extratos bancários (referentes aos últimos 3 meses);
- Imposto de Renda;
- holerites ou contracheques (referentes aos últimos 3 meses).
Além desses, é preciso se atentar aos documentos exigidos de acordo com as especificidades de cada caso. Ou seja, no caso de possuir algum dos itens abaixo, é preciso levar a referente documentação para a entrevista:
- Certidão de casamento (se a pessoa for casada);
- Declaração de Imposto de Renda;
- Atestado de matrícula e carteirinha, se a pessoa for estudante;
- Contrato Social e CNPJ, em caso de pessoa jurídica;
- Escritura de imóvel (caso esteja no nome da pessoa);
- Certidão de nascimento ou RG de filhos, se tiver (e eles forem permanecer no Brasil);
- Escritura de terreno (caso esteja no nome da pessoa);
- Carteira de trabalho e holerites (caso seja um trabalhador registrado);
- Documento de porte de veículo (caso esteja no nome da pessoa).
Outras informações importantes
O solicitante deve providenciar todos os documentos originais (acompanhados de cópia comum) ou cópias autenticadas emitidas pelas autoridades competentes. Isso é muito importante para quem almeja tirar o visto americano.
Importante: ainda que algum documento da lista já tenha sido enviado à imigração norte-americana (USCIS), é preciso apresentar novamente no dia da entrevista. Ou seja, os documentos para tirar visto precisam ser apresentados pessoalmente no momento da entrevista.
Documentos para tirar visto: tradução juramentada é fundamental
A tradução juramentada é parte intrínseca ao processo de entrega dos documentos para tirar visto americano, ou seja, ela é de extrema importância para assegurar a legalidade da documentação, podendo ser realizada apenas por tradutores juramentados concursados.
A One Translations é uma empresa de tradução juramentada que conta com ampla equipe de tradutores juramentados, revisores, diagramadores e outros profissionais para garantir os melhores resultados na tradução de documentos para tirar visto.
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