Apenas 3% da população brasileira domina a língua inglesa com fluência
De acordo com pesquisa realizada pela Catho, e citada em matéria publicada pelo Media Lab Estadão em maio deste ano, a diferença de salários entre profissionais que possuíam o mesmo cargo alcançava a marca de 70% quando um deles dominava o inglês. Isso faz com que o domínio da língua se torne cada vez mais importante em um mercado corporativo que vem se tornando mais competitivo. Outra pesquisa, também feita pela Catho, mostra que ter o domínio de um segundo idioma pode aumentar o valor do salário em até 53%.
Nível de fluência é baixo
A pandemia de Covid-19 vem alterando as dinâmicas do mercado, o que tem exigido um nível de qualificação maior, ocasionando um reposicionamento dentro do mercado corporativo. Porém, de acordo com levantamento da British Council, apenas 3% da população do país domina o inglês com fluência. Isso faz com que os poucos profissionais que sabem esse idioma tenham mais destaque, tornando o inglês um diferencial no seu currículo.
Apesar da baixa quantidade de pessoas com fluência em uma segunda língua, a busca pelo aprendizado existe. Segundo pesquisa feita pela Worldpackers entre março e dezembro de 2021, seis em cada dez profissionais do Brasil têm viagens planejadas para o exterior. Desse número, 20% delas foram programadas pensando no aprendizado do idioma.
Cerca de 40% dos brasileiros deram prioridade ao aprendizado de inglês
De acordo com pesquisa realizada pela 7waves, plataforma que ajuda na organização de metas, 40,2% das pessoas que pensaram em um propósito para este ano desejam aprender inglês. Empresas como Mondelēz e Danone, inclusive, abriram processos seletivos para estágio sem ter o inglês como obrigatório. Apesar disso, o aprendizado desse idioma continua sendo meta para os profissionais do Brasil que desejam se destacar no mercado corporativo em seus mais diversos setores, como no segmento especializado em tradução juramentada.
“Em posições muito específicas, o mandarim pode ser exigido. O inglês, seguido do espanhol, continua sendo a língua mais solicitada”, apontou a head de talentos da Skore, Cibele Stefani. A profissional relata que o mundo corporativo continua aceitando pessoas em nível básico, mas alertou: “Quem não investe no inglês como segunda língua acaba perdendo muitas oportunidades comparado às pessoas que têm o idioma como segunda língua”. Stefanie conclui apontando que saber inglês abre diversas oportunidades de realocação, uma vez que o trabalho remoto se tornou mais popular a partir da pandemia de Covid-19.
Acesse também: Tradução simultânea de inglês para português