O que é convalidação de diploma?

o que é convalidação de diploma

A convalidação de diploma é um procedimento muito importante para todos aqueles que estudaram fora e querem usar esse conhecimento aqui, no Brasil.

Veja o que é convalidação e como se dá o processo, o que é necessário para solicitar o processo e por que você precisa de tradução juramentada para convalidar seus certificados.

Convalidação

Basicamente, a palavra convalidação significa “tornar válido”. Aqui, no Brasil, esse processo diz respeito à validação de um diploma conquistado em outro país.

O processo de convalidação de diploma foi criado pelo Governo, e é de responsabilidade das autoridades legitimar a validade de diplomas adquiridos em instituições estrangeiras, sejam de graduação, pós-graduação, especialização, MBA, dentre outros.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Essa Lei dispõe que os diplomas advindos de outras nacionalidades devem ser convalidados por alguma universidade pública brasileira.

E não pode ser qualquer universidade. A instituição de ensino escolhida precisa oferecer um curso de nível e área equivalentes aos que constam no diploma.

Com isso, por exemplo, uma pessoa que tenha diploma de Mestrado em Direito emitido por outro país precisa solicitar à uma universidade brasileira, que também oferece Mestrado em Direito, que faça a convalidação.

A burocracia no processo de convalidação

Importante: o processo de convalidação de diploma no Brasil tende a ser bem burocrático. A finalização de toda a validação pode demorar entre 60 e 180 dias, e o solicitante ainda terá de quitar algumas taxas administrativas.

Além disso, é necessário que a documentação seja entregue acompanhada de tradução juramentada, ou seja, de um material traduzido que contenha fé pública, e tenha legalidade conforme as normas da instituição de ensino.

Por isso, se você pretende fazer a convalidação em uma universidade do Rio de Janeiro, por exemplo, é preciso contratar o serviço de tradução juramentada RJ para atestar a validade de todos os documentos, antes de submetê-los ao processo.

Como funciona o processo de convalidação

Para formalizar a convalidação de diploma, é fundamental respeitar todos os requisitos do processo, entregar a documentação exigida pela instituição de ensino brasileira e selecionar uma universidade que ofereça o mesmo curso, conforme mencionamos anteriormente.

Passadas as etapas de entrega de documento e da verificação de equivalência (feita por uma comissão), ocorre a decisão final.

A documentação a ser entregue, geralmente, compõe uma cópia traduzida da monografia, dissertação ou tese, assim como o histórico escolar e o diploma propriamente dito.

Diferença entre convalidação de diploma e convalidação de estudos

A convalidação de estudos é mais específica do que a convalidação de diploma. Basicamente, é a validação de disciplinas e de estudos realizados em outros países ou em outras instituições.

Um estudante que fez algumas disciplinas, um semestre ou um ano em determinada instituição e deseja utilizar esses estudos para conseguir equivalência em outra universidade deve realizar a convalidação de estudos.

O processo de convalidação de estudos é bastante comum, quando o aluno, dentro do seu próprio país de origem, opta por trocar de universidade ou quando vai se mudar de estado e precisa de estudar em outra instituição.

Apenas com a convalidação de estudos o estudante pode conseguir as equivalências que deseja para continuar estudando em outro lugar.

Convalidação de diploma requer tradução juramentada: conte com o trabalho da One Translations

Para fazer a convalidação de diploma, você precisa contratar um tradutor juramentado, profissional apto a realizar a tradução de documentos e de outros materiais que precisam ter validade legal em instituições brasileiras.

E a One Translations pode ajudar, fazendo a ponte entre você e um tradutor juramentado, que possa atender as demandas dentro do prazo.

Preencha o formulário e receba informações sobre tradução juramentada para convalidação de diploma ou entre em contato direto com um de nossos especialistas. 

Faça seu orçamento

Sobre o autor

O que os clientes falam sobre a One Translations

  • Serviço muito bom, rápido e preço justo. Pessoal do comercial é muito educado e simpático

    Sara Santi Avatar Sara Santi
    fevereiro 8, 2023

    Recomendo a One Translations, seriedade, rapidez e prontidão, essas são algumas das qualidade deles. Entregaram meu documento juramentado e traduzindo muito rápido!!! Parabéns

    João Pedro Gomes Avatar João Pedro Gomes
    janeiro 15, 2023

    Utilizei o serviço da One Translations para fazer uma tradução do alemão / português. Além do preço e prazo, destaco o ótimo atendimento. Clícia e Daniely excelentes profissionais. Me deram... Leia mais

    Carlos Mendonça Avatar Carlos Mendonça
    janeiro 15, 2023
  • Outstanding customer service and high quality translation. Fast and reliable.

    Fabio Haberland Avatar Fabio Haberland
    janeiro 15, 2023

    Atendimento rápido e prático.

    Caique Souza Avatar Caique Souza
    dezembro 15, 2022

    Serviço rápido, perfeito e pratico. Sempre que precisar de tradução usarei este serviço.

    Daniel Melo Avatar Daniel Melo
    setembro 15, 2022
  • Ótimo custo benefício e prazo de entrega. Super recomendo!

    Patricia Souza Avatar Patricia Souza
    setembro 15, 2022

    Sensacional. Rápido e eficiente

    Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira Avatar Wesley Eduardo Dos Santos Oliveira
    setembro 15, 2022

    Muito bom trabalho.

    LEONARDO ALVES Avatar LEONARDO ALVES
    setembro 15, 2022