A revalidação de diploma exige alguns procedimentos, como a entrega de documentações e o serviço de tradução juramentada.
Entenda como é feita a revalidação de diploma no Brasil e como contratar um tradutor juramentado de forma segura pela internet.
O que é revalidação de diploma?
A revalidação de diploma é o processo pelo qual um diploma adquirido em uma instituição de ensino fora do Brasil passa a ser válido em território nacional.
O processo se aplica tanto aos diplomas de graduação quanto aos de pós-graduação (como mestrado, doutorado, especialização e MBA, por exemplo).
A revalidação de diploma permite que um cidadão brasileiro possa ter um ensino internacionalizado, mas é preciso cumprir alguns requisitos e lidar com a burocracia.
Importante: validar o diploma do Brasil pode ser um processo democrático, mas essencial para quem tem formação no exterior e deseja exercer a profissão por aqui.
Como funciona?
Para que o documento seja aceito pelas autoridades brasileiras, ele precisa passar por uma autenticação denominada Apostilamento de Haia (tratado de Haia). Trata-se de um procedimento que só pode ser feito por especialistas. Aqui, na One Translations, você encontra profissionais aptos a fazer o apostilamento.
Em seguida, é feita a tradução juramentada do documento. Ela tem como objetivo assegurar fé pública a um material traduzido, fazendo com que ele tenha validade legal no Brasil, ainda que o original tenha sido emitido em outro país.
Com o documento e a tradução juramentada em mãos, é preciso entrar no site do Ministério da Educação e selecionar qual universidade brasileira fará a revalidação de diploma. Essa instituição deve ter em sua grade o mesmo curso que consta no diploma internacional do aluno.
Por exemplo: apenas uma universidade brasileira que oferece graduação em Psicologia pode validar um diploma internacional de graduação nessa área.
Quanto tempo e quanto custa para revalidar um diploma?
O tempo de espera para a revalidação de diploma pode variar bastante. É preciso levar em consideração o prazo da instituição escolhida para o procedimento, que pode chegar a até 180 dias no total. No caso de uma tramitação mais simplificada, o prazo costuma ser de até 60 dias.
Obs: no Brasil, o processo de revalidação é o mesmo, independentemente do país de origem do diploma.
Quanto custa revalidar um diploma?
Uma dúvida que todo mundo tem é com relação ao custo da revalidação de diploma. Assim como o prazo, o valor é bastante variável.
Não existe um preço tabelado. Cada instituição cobra de acordo com suas despesas administrativas. Por isso, é muito importante averiguar essa informação antes mesmo de dar entrada ao processo.
Tradução juramentada para revalidação de diploma
Para fazer a revalidação de diploma, a tradução juramentada de diploma é fundamental, e só pode ser feita por um tradutor juramentado registrado na Junta Comercial.
O tradutor juramentado está apto a traduzir os elementos linguísticos de um diploma emitido em outro país, assim como a mencionar assinaturas, carimbos, selos, dobras, brasões e até o tipo de papel.
Dessa forma, ele garante o maior número possível de elementos para promover a fidelidade entre o documento original e a tradução.
Para contratar um tradutor juramentado especializado em revalidação de diploma, conte com a One Translations, empresa de tradução juramentada que pode fazer o serviço de forma totalmente on-line e te ajudar a validar documentos aqui no Brasil.
Preencha o formulário para obter mais informações sobre tradução juramentada ou entre em contato aqui pelo site.
Leia mais: como fazer uma tradução juramentada diploma